Tese de estudante do PPGEL é premiada na Espanha
A tese de doutorado intitulada “Internacionalização e multilinguismo: uma proposta de política linguística para as universidades federais”, defendida no âmbito do PPGEL (Programa de Pós-graduação em Linguística) da Ufes, em regime de cotutela com a Universidad Pablo de Olavide (UPO) na Espanha, foi selecionada para receber o Premio Extraordinario de Doctorado da UPO, no biênio 2019-2020.
A tese foi orientada na Ufes pela Profa. Dra. Kyria Finardi (CE/DLCE/Ufes) e co-orientada na UPO pela Profa. Dra. Patricia Moore.
Dentre as 53 teses que receberam nota máxima nesse biênio na UPO, 13 foram selecionadas para receber esse prêmio extraordinário (com base na produção acadêmica dos doutorandos), dentre elas a tese referida acima, elaborada pelo ex-estudante do PPGEL/Ufes, Felipe Guimarães. Parte da pesquisa realizada na tese teve apoio da Capes/PDSE.
A tese abordou a importância do uso de múltiplos idiomas no processo de internacionalização da Ufes, com apoio de políticas linguísticas destinadas a ampliar a visibilidade da Ufes (e suas produções acadêmicas) no cenário internacional.
Cabe destacar que outro orientando da Profa. Dra. Kyria Finardi, Gabriel Amorim, também teve sua tese premiada, intitulada “A internacionalização do ensino superior no Brasil: uma proposta de matriz multidimensional de (auto) avaliação”, na última edição do Outstanding Doctoral Research Awards (ODRA) da editora internacional Emerald Publishing. (matéria já veiculada no portal da Ufes)
Tais premiações refletem os esforços da Ufes em investigar temáticas relacionadas à internacionalização do ensino superior e ao multilinguismo, sendo resultado de colaborações, de longa data, com instituições de destaque no exterior.
Mais informações:
https://www.upo.es/postgrado/es/doctorado/Premio-Extraordinario-de-Doctorado/
https://linguistica.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGEL/detalhes-da-tese?id=14427