Atividades externas
Os professores do PPGEL desenvolvem diversas atividades externas: atividades continuadas de formação e capacitação, parcerias institucionais, participações em bancas de mestrado e doutorado, atividades de extensão para a comunidade acadêmica, entre outros.
I . Atividades de pós-doutoramento no âmbito do PROCAD UFES/UNICAMP/UFMG:
A Profa. Dra. Virgínia Baesse Abrahão concluiu, em julho de 2013, seu estágio de pós-doutoramento, com bolsa do PROCAD-NF, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Francisco Dias, na área de Semântica, Enunciação e Ensino.
A Profa. Dra. Micheline Mattedi Tomazi concluiu seu pós-doutorado, também com bolsa do PROCAD-NF, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Análise do Discurso, sob supervisão da Profa. Dra.Janice Helena Chaves Marinho.
A Profa. Dra. Lúcia Helena Peyroton da Rocha, da UFES, concluiu seu estágio de pós-doutoramento na UFMG, em 2014, também sob orientação do Prof. Dr. Luiz Francisco Dias, na área de Sintaxe, Enunciação e Ensino.
O Professor Dr. Alexsandro Rodrigues Meireles concluiu seu estágio doutoral em 2014.
II- Missões de estudos de discentes: em 2013, seis alunos do PPGEL/UFES realizaram Mestrado Sanduíche com o apoio do PROCAD, três deles na UFMG e outros três na UNICAMP, demonstrando, assim, a integração das três instituições com o projeto de parceria. Marcos Antônio Cruz de Araújo, Luiza Helena S. Chiovato e Daillane dos Santos Avelar cursaram disciplinas das áreas de Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Linguística Cognitiva e Análise do Discurso na UNICAMP e Raquelli Natale,Suelen Silva Amorim e Olivaldo da S. M. Ferreira realizaram cursos nas áreas de Linguística Aplicada, Análise do Discurso e Estudos da Argumentação na UFMG. Os resultados, na opinião dos próprios alunos, foram extremamente positivos, tanto no sentido de suas formações acadêmicas, quanto no sentido de estreitar os laços de seus grupos e projetos de pesquisa com os das duas instituições parceiras.
III- Organização de eventos na UFES: a segunda edição do CONEL (Congresso Nacional de Estudos Linguísticos) foi o ponto alto de consolidação dessas parcerias viabilizadas pelo PROCAD. o II CONEL contou com duas conferências, sendo uma de abertura e a outra de encerramento, 10 mesas-redondas, seis minicursos e 68 sessões de comunicações com um total de 272 participantes de várias universidades do Brasil entre professores e estudantes de letras da graduação e da pós-graduação. Entre os convidados das instituições parceiras de PROCAD, que vieram para proferir conferências, ministrar minicursos ou participar de mesas-redondas estão: os Profs. Drs. Luiz Francisco Dias, José Olimpio Magalhães, Vera Menezes, Luiz F. Dias, Luciane Corrêa Ferreira e Janice Helena Chaves
Marinho, da UFMG; os Profs. Drs. Plínio A. Barbosa, Anna Christina Bentes, Rafaela Defendi Mariano, Beatriz Ferreira-Silva Raquel Salek Fiad, da UNICAMP. Também tivemos diversos convidados de outras universidades brasileiras (UNESP, PUC/SP,UFRJ, UNB, etc.) além dos convidados estrangeiros Anders Eriksson e Joel Akesson, da Universidade de Gotemburgo, Suécia.
IV- Trabalho conjunto na Pós-Graudação da UFES e da UFMG: realizou-se um trabalho conjunto de ensino de pós-graduação nas seguintes disciplinas: Tópicos em Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFES, ministrada pelo Prof. Dr. Luciano Novaes Vidon, e que contou com a participação da Profa. Dra. Carla Coscarelli, da UFMG,trabalhado um dos módulos da disciplina, Letramento Digital, área na qual a professora é especialista renomada; Metodologia de Investigação em Linguística Aplicada, ministrada pela Profa. Dra. Kyria Finardi, em que participou a Profa. Dra. Edwiges Morato, da UNICAMP, que ficou responsável por ministrar um módulo da referida disciplina, na área de Linguagem e Cognição, sua especialidade. Este trabalho conjunto foi muito proveitoso e muito bem avaliado pelos alunos do PPGEL/UFES. As Profas. Dras. Virgínia Abrahão, Micheline Mattedi e Lúcia Helena da Rocha, da UFES, também atuaram em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da UFMG, durante os seus respectivos estágios de pós-doutoramento.
IV - A UFES é a única Universidade no Espírito Santo com atuação estendida ao leste de Minas Gerais e ao sul da Bahia. O Mestrado em Estudos Linguísticos do PPGEL se caracteriza como único curso de pós-graduação Stricto Sensu em Linguística no Estado. Desse modo, possibilita o ingresso de candidatos do Estado e dessas regiões de Minas e da Bahia no Programa.
Atende, ainda, candidatos de variadas Faculdades de Letras particulares, autorizadas a funcionar no Espírito Santo. Dentro dessa perspectiva, o Programa tem se constituído em foco de pesquisa e formação de linguistas e professores de Linguística no Estado e região. Através de seus projetos de pesquisa, de seus núcleos, de suas publicações e de seus eventos, o Programa tem conseguido levar o aluno a uma formação que se aproxima cada vez mais dos anseios de toda a comunidade acadêmica, dentro e fora da UFES. Entre as ações que se caracterizam como indicadores de inserção social: I- Projetos de extensão: o Programa apoia diversos projetos de extensão, que são desenvolvidos em prol de questões sociais e educacionais percebidas na comunidade acadêmica e educacional: o Projeto de Extensão Releitores, coordenado pelo Prof.Luis Fernando Bulhões Figueira, que tem papel social de ajudar os alunos da UFES e da comunidade carente na revisão e aprimoramento de seus textos; o Projeto de Extensão Construindo Cidadania por meio da Língua, coordenado pela professora Kyria Finardi, em andamento desde 2012 e que organiza oficinas e cursos para a comunidade docente e discente, tanto da UFES quanto do Estado, já beneficiou mais de 200 participantes entre alunos, professores e futuros professores de língua em todo o Estado.
V- Material didático: outra ação que tem impactos na formação docente é a realizada pelas professoras do PPGEL Kyria Finardi e Aurélia Lyrio que se relaciona com a análise e produção de materiais didáticos para o ensino de Línguas Estrangeiras, e, por suas atuações nessas áreas, foram convidadas para participar como avaliadoras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para Línguas Estrangeiras no biênio 2012-2013.
VI- Cursos de atualização: alguns professores do PPGEL tem participado da oferta de cursos de atualização, tais como: Profa.Kyria Finardi, por meio do Projeto de extensão Construindo Cidadania por meio da Língua oferecendo oficinas e cursos para alunos, professores e futuros professores de língua em todo o Estado; a Profa. Edenize Ponzo Peres tem oferecido módulo no Curso de Especialização de Espanhol que a UFES e a Embaixada da Espanha promovem há alguns anos.
VII- Assessorias: Cinco de nossos professores atuam como pareceristas ad hoc da Capes e da Fapes; a Profa. Lilian Yacokenco atua também como parecerista na Revista de Linguística da UFRJ e é membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho de Sociolinguística da Abralin. A Profa. Kyria Finardi é coordenadora da Divisão de Letramento e Línguas da Secretaria de Relações Internacionais da UFES e presta assessoria nos assuntos ligados à linguagem à UFES; a Profa. Edenize Ponzo Peres atuou como assessora/especialista de Espanhol no Currículo de Espanhol da SEDU. O Prof. Alexsandro R. Meireles presta assessoria à àrea de Letras-Linguística da Fapes (período 2013-2014). A Profa. Júlia Maria Costa Almeida é parecerista ad hoc da Editora da Unicamp. A Profa. Lúcia Helena Peyroton da Rocha é representante da Linguística no Comitê Institucional de
Iniciação Científica e parecerista ad hoc da Revista Signótica, do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.
VIII- Divulgação científica: desde 2010, o PPGEL organizou na UFES 25 eventos acadêmicos, entre eles seis foram realizados em 2013 e todos têm perspectiva de realização anual ou bianual: o II CONEL, em parceria com a UNICAMP e a UFMG, como consolidação das atividades desenvolvidas pelo PROCAD; o VIII Colóquio de Estudos Linguísticos; o IV Seminário de Sociolinguística; o II Encontro de Estudos Bakhtinianos; o 5o Encontro Nacional da ABEHTE; o I Encontro em texto e discurso: discurso, mídia a conhecimento e o II Encontro em Texto e discurso: o discurso organizacional. O PPGEL torna-se, assim, um centro permanente de atualização para professores e
pesquisadores de linguagem no Estado do Espírito Santo, tendo papel relevante na circulação de conhecimentos junto à comunidade.
IX- Temos vários Professores membros atuantes em associações de pesquisa brasileiras, como a ABEHTE (Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais), Abralin (Associação Brasileira de Linguística), Alfal (Asociación de Linguística y Filologia da America Latina), GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil), ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), Gelne (Grupo de estudos Linguísticos do Nordeste), ALED (Associação Latino-americana de Estudos do Discurso), ALIDI (Associação de Linguagem e Direito, entre outras.
X- Os professores do PPGEL atuam em bancas de mestrado e doutorado em diversas instituições do país (UFMG, UNICAMP, UFF, USP, UFRJ, entre outras).