MINICURSO COM PROFA. DRA ANA ZANDWAIS - GEBAKH

O minicurso "Concepções de língua e de signo nos contextos do Leste e Oeste europeus e o funcionamento do gênero discursivo skaz no contexto soviético", ministrado pela Profa. Dra. Ana Zandwais, da UFRGS, é promovido pelo Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL). Tem como público-alvo os membros do Gebakh e demais interessados.

Convidamos para inscrição no Minicurso com a Profa. Dra. Ana Zandwais.

O evento está imperdível!

Data: 08 e 09 de dezembro (quinta e sexta)
Local: Auditório do CCHN

Link de inscrição: https://forms.gle/daUZeLwrcp1e2Ye66
Atenção: Vagas limitadas!

As inscrições são gratuitas, porém, com vagas limitadas. Haverá certificado com devido aproveitamento da carga horária.

Programação:

08/12/2022 -  13h às 17h: As condições de recepção do Curso de Linguística Geral entre os linguistas e filólogos soviéticos: concepções de língua e de signo nos contextos do Leste e oeste europeus.

O objetivo desta palestra consiste em refletir sobre como a tradução do CLG para a língua russa dividiu os intelectuais soviéticos em torno, sobretudo, das concepções de língua e de signo. Com base nas condições de recepção da obra, propomos explorar o modo como determinados linguistas estruturalistas, no contexto da URSS, assumem posições divergentes em relação às posições assumidas pelo proleκult e por membros do Círculo de Baκhtin.

09/12/2022 - 13h às 17h: A concepção de gênero discursivo e o funcionamento do gênero discursivo sκaz nos textos literários: de Valentin Volochinov e Miκhail Baκhtin a célebres outros autores como Isaac Babel e Gogol.

Este estudo propõe uma reflexão sobre as especificidades da noção de gênero e, em particular, sobre as características dominantes do gênero sκaz (gênero de narrativas populares), com vistas a refletir sobre o modo como as ideologias operam no funcionamento deste gênero e sobre suas implicações para o tratamento de narrativas populares no contexto brasileiro.

Obs: Leitura prévia: a) "História do meu pombal" de Isaac Babel; b)"O Nariz" de Gogol e Textos extraídos do contexto literário brasileiro Fábulas: O lobo e o cordeiro: a) (narrativas mais produzidas por coletâneas populares); b) narrativas produzidas durante o período da ditadura por Millôr Fernandes."A ambição superada", "A galinha reivindicativa".

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.