O texto Multimodal em Análise: Da Linguística Textual à Pragmática.

Resumo: Este Projeto de Pesquisa tem como meta a análise de textos multimodais de diferentes gêneros textuais a partir de uma abordagem ampliada, que leva em conta estratégias de investigação que permitam explicar a organização e o sentido textual em todos os ângulos, instrumentalizando-se das ferramentas atuais disponíveis na Pragmática, e compatibilizando os avanços metodológicos das diferentes orientações da Linguística Atual. Essa nova perspectiva de abordagem do texto leva, consequentemente, à necessidade de se definir texto universalmente, o que significa voltar-se para o processo de pragmatização do texto. Pode-se, então, fazer elucubrações sobre a função comunicacional do texto. A partir dessas reflexões propõe-se, aqui, a análise de diversos textos do gênero Quadrinhos, buscando explicar integralmente a construção de sentidos. Assim, focaliza-se o texto como um evento comunicativo em que o objeto focalizado é construído, reconstruído ou desconstruído no momento da interação, observando a noção de contexto no seu sentido mais amplo. Desse modo, lançar-se – á mão das diferentes correntes que tratam do discurso no interior da Linguística. Especificamente, para este estudo, será observado o fenômeno da construção de sentido humorístico relacionado às noções da Pragmática.

Data de início: 01/08/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA DA PENHA PEREIRA LINS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910