Polêmica, argumentação e estratégias de textualização: uma análise da violência e das emoções na construção do ethos em tweets

Nome: BHARBARA BONELLE DE SOUSA

Data de publicação: 27/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LÚCIA TINOCO CABRAL Examinador Externo
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS Examinador Interno
MONICA LOPES SMIDERLE DE OLIVEIRA Examinador Interno
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JUNIOR Presidente
VANDA MARIA DA SILVA ELIAS Examinador Externo

Resumo: Nesta tese de doutorado, investigamos como a intertextualidade e a referenciação, que servem à expressão de posicionamentos em interações verbo-imagéticas conflituosas, influenciam na construção do ethos e na demonstração de um estado emocional nos interactantes. Para isso, fundamentamo-nos nos estudos de Amossy (2008, 2011, 2017, 2018) e Cabral (2017, 2018, 2019, 2020), para pleitear questões relativas à argumentação na modalidade polêmica; Amossy (2018, 2016, 2011), Cabral (2020), Maingueneau (2016), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1970] 2014), com respeito à construção do ethos; Plantin (2010) e Cabral (2020, 2022) para investigar a questão das emoções no discurso pelo viés da racionalidade das emoções, numa interface com Paveau (2021); Recuero, Bastos e Zago (2018), Barton e Lee (2015), e Santaella e Lemos (2010), para assuntos relativos à análise do discurso digital, além dos estudos de Koch e Elias (2016), Cavalcante e outros (2020, 2022), Carvalho (2018) e Matos (2018), para discutir noções de texto, categorias referenciais e de intertextualidades estritas e amplas. Como hipótese, temos que estas categorias analíticas da Linguística Textual (LT) – a intertextualidade e a referenciação - podem ser reveladoras de estratégias argumentativas presentes em textos de natureza polêmica, como a violência verbal e as emoções no discurso, além de contribuírem para uma marcação argumentativa de distanciamento em relação ao outro e para a construção do ethos na argumentação. Com base nessa hipótese, estabelecemos as seguintes perguntas de pesquisa: 1) Como a intertextualidade e a referenciação instauram e mantêm a interação polêmica na rede social Twitter?; 2) De que forma as estratégias textuais que servem à expressão de posicionamentos em interações verbais conflituosas influenciam na construção do ethos e na demonstração de um estado emocional ? O objetivo geral dessa pesquisa pretende estabelecer uma interface teórico-metodológica entre a LT e a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), a fim de explicar como a análise da argumentação no discurso pode se valer de fenômenos textuais para o estudo da modalidade argumentativa da polêmica, como também na construção de uma imagem do orador (ethos) e no desencadeamento de emoções em ambientes das interações polêmicas. Dessa forma, os objetivos específicos foram: 1) Verificar de que forma a intertextualidade e a referenciação deflagram as estratégias de violência verbo-imagética, que visam desqualificar e desvalorizar o
outro; 2) Analisar como as estratégias textuais possibilitam a construção de um ethos e na demonstração de um estado emocional nos interactantes. Como dados de análise da pesquisa, elencamos dezesseis comentários motivados por uma postagem (tweet) na rede social Twitter: “Governo Federal anuncia projeto de vacina 100% Brasileira”, extraída do perfil do então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em 28 de março de 2022. A análise dos dados da pesquisa evidencia que a referenciação e a intertextualidade são critérios textuais passíveis de serem mobilizados para a análise da argumentatividade em interações que participam do debate polêmico e, além disso, possibilitam a projeção de determinada emoção que contribuirá na construção do ethos, revelando-se como estratégias argumentativas para intensificar um argumento.
Palavras-chave: Referenciação. Intertextualidade. Violência Linguagueira. Emoções. Ethos.

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