Polêmica, argumentação e estratégias de textualização: uma análise da violência e das emoções na construção do ethos em tweets
Nome: BHARBARA BONELLE DE SOUSA
Data de publicação: 27/09/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ANA LÚCIA TINOCO CABRAL | Examinador Externo |
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Examinador Interno |
MONICA LOPES SMIDERLE DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JUNIOR | Presidente |
VANDA MARIA DA SILVA ELIAS | Examinador Externo |
Resumo: Nesta tese de doutorado, investigamos como a intertextualidade e a referenciação, que servem à expressão de posicionamentos em interações verbo-imagéticas conflituosas, influenciam na construção do ethos e na demonstração de um estado emocional nos interactantes. Para isso, fundamentamo-nos nos estudos de Amossy (2008, 2011, 2017, 2018) e Cabral (2017, 2018, 2019, 2020), para pleitear questões relativas à argumentação na modalidade polêmica; Amossy (2018, 2016, 2011), Cabral (2020), Maingueneau (2016), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1970] 2014), com respeito à construção do ethos; Plantin (2010) e Cabral (2020, 2022) para investigar a questão das emoções no discurso pelo viés da racionalidade das emoções, numa interface com Paveau (2021); Recuero, Bastos e Zago (2018), Barton e Lee (2015), e Santaella e Lemos (2010), para assuntos relativos à análise do discurso digital, além dos estudos de Koch e Elias (2016), Cavalcante e outros (2020, 2022), Carvalho (2018) e Matos (2018), para discutir noções de texto, categorias referenciais e de intertextualidades estritas e amplas. Como hipótese, temos que estas categorias analíticas da Linguística Textual (LT) – a intertextualidade e a referenciação - podem ser reveladoras de estratégias argumentativas presentes em textos de natureza polêmica, como a violência verbal e as emoções no discurso, além de contribuírem para uma marcação argumentativa de distanciamento em relação ao outro e para a construção do ethos na argumentação. Com base nessa hipótese, estabelecemos as seguintes perguntas de pesquisa: 1) Como a intertextualidade e a referenciação instauram e mantêm a interação polêmica na rede social Twitter?; 2) De que forma as estratégias textuais que servem à expressão de posicionamentos em interações verbais conflituosas influenciam na construção do ethos e na demonstração de um estado emocional ? O objetivo geral dessa pesquisa pretende estabelecer uma interface teórico-metodológica entre a LT e a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD), a fim de explicar como a análise da argumentação no discurso pode se valer de fenômenos textuais para o estudo da modalidade argumentativa da polêmica, como também na construção de uma imagem do orador (ethos) e no desencadeamento de emoções em ambientes das interações polêmicas. Dessa forma, os objetivos específicos foram: 1) Verificar de que forma a intertextualidade e a referenciação deflagram as estratégias de violência verbo-imagética, que visam desqualificar e desvalorizar o
outro; 2) Analisar como as estratégias textuais possibilitam a construção de um ethos e na demonstração de um estado emocional nos interactantes. Como dados de análise da pesquisa, elencamos dezesseis comentários motivados por uma postagem (tweet) na rede social Twitter: “Governo Federal anuncia projeto de vacina 100% Brasileira”, extraída do perfil do então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em 28 de março de 2022. A análise dos dados da pesquisa evidencia que a referenciação e a intertextualidade são critérios textuais passíveis de serem mobilizados para a análise da argumentatividade em interações que participam do debate polêmico e, além disso, possibilitam a projeção de determinada emoção que contribuirá na construção do ethos, revelando-se como estratégias argumentativas para intensificar um argumento.
Palavras-chave: Referenciação. Intertextualidade. Violência Linguagueira. Emoções. Ethos.