Relevância pragmática e humor resiliente: a questão do preconceito à deficiência nos cartuns de Ricardo Ferraz
Nome: DANNDARA WAGMAKER GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/11/2018
Orientador:
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Papel |
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MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANA LUCIA TINOCO CABRAL | Examinador Externo |
GESIENY LAURETT NEVES DAMASCENO | Suplente Interno |
MARIA DA PENHA PEREIRA LINS | Orientador |
MARIA MADALENA COVRE DA SILVA DE MACEDO | Suplente Externo |
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA | Examinador Interno |
Resumo: A Teoria da Relevância (Sperber e Wilson, 1995 [2001]) permite que sejam compreendidos não somente os aspectos lógicos e filosóficos da linguagem, mas possibilita que questões de ordem psicológica envolvidas na interpretação de enunciados linguísticos também sejam analisadas. Ancorado nessa reflexão, este trabalho, inserido no campo teórico-metodológico da Pragmática, desenvolve uma análise textual-discursiva do gênero cartum, mais especificamente dos cartuns presentes no livro Visão e Revisão. Conceito e Preconceito. do autor capixaba Ricardo Ferraz, a fim de verificar a questão do preconceito à deficiência nas interações que compõem esses textos. Para tanto, são adotados os procedimentos teórico-metodológicos da Teoria da Conversação de Grice (1975 [1982]) e da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995 [2001]). Sendo o cartum um gênero de cunho humorístico, investiga-se, também, como o autor subjaz do humor, sobretudo do humor resiliente, para denunciar o preconceito velado nas falas e nas atitudes dos personagens. Para essa investigação de viés qualitativo e interpretativo, têm-se como contribuição os postulados de Bergson (1900 [1987]), Propp (1992) e Gomes (2008). No que concerne aos estudos sobre o gênero textual cartum, buscamos aporte, principalmente, nas propostas de Marcuschi (2008), Bakhtin (1952-1953 [2003]), Lins e Gonçalves (2013) e Ramos (2009, 2012, 2013 e 2014). Tendo como base o referido aparato teórico, nota-se que o processo de interpretação textual pode ser conduzido para muito além do que está representado na superfície dos cartuns, de forma verbal e visual. Assim, uma vez descoberta a implicatura dos textos, os leitores passam a refletir a respeito da situação descrita, no caso desses cartuns temáticos, o preconceito e a discriminação aos deficientes na sociedade.