Etnografia da Linguagem e Linguística Aplicada
Resumo: Este projeto se abre para as possibilidades de pesquisa que entrecruzam os princípios da linguística aplicada com os da etnografia da linguagem. A partir da análise de variados cenários, o objetivo deste trabalho é investigar como os membros de grupos sociais distintos implementam ações, via linguagem, relacionadas ao agrupamento do qual fazem parte. Este projeto se associa ao projeto Narrativas e Identidades na Perspectiva da Sociolinguística Interacional: constituição de um corpus serrano-capixaba, FAPES-PICJr [edital 14/2014] (coordenado pelo mesmo professor-pesquisador que assina o presente projeto) em que dez estudantes de educação básica atuam como pesquisadores juniores, em conjunto com duas monitoras, estudantes de graduação, mais a bolsista de iniciação científica que desenvolve sua pesquisa no atual projeto. Metodologicamente, a abordagem será de cunho qualitativo, tendo como método o estudo de caso. A investigação envolve a observação de crianças e adolescentes atuando como pesquisadoras/es no âmbito do projeto, que promove encontros entre esses estudantes com diversos atores sociais de variados cenários de fala-em-interação selecionados por representarem a cultura capixaba na cidade de Serra/ES. Em encontros promovidos entre membros desta comunidade e os/as estudantes da escola, serão gerados dados audiovisuais e transcritos, o que permitirá posterior análise. Espera-se que possamos contribuir ainda mais com as pesquisas sobre a linguagem-em-uso, sobretudo etnografia com crianças e adolescentes, com vistas ao aprimoramento da atividade de pesquisa enquanto método de construção conjunta do conhecimento.
Data de início: 01/08/2018
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA |
Vice-Coordenador | LEILA MARIA TESCH |