Leitura e Produção de Textos em Sala de Aula *
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo reconhecer a leitura e a produção de textos como atividades de linguagem inter-relacionadas, que se complementam e que permitem, dessa forma, a construção de conhecimentos. Para tanto, são considerados os estudos de letramentos (STREET, 2013; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 1995); a teoria Semiolinguística, de Charaudeau (1983); a concepção de leitura como evento social e cultural, conforme Bloome (1983), Maybin e Moss (1993); a concepção de produção textual na perspectiva do gênero, com base em Bakhtin (1999, 2000), Marcuschi (2002) e Charaudeau (1983); e os estudos sobre materiais didáticos no ensino da leitura e produção de textos (ROJO, 2013; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004). A partir de uma abordagem qualitativa, pretende-se discutir questões relativas à leitura e/ou à produção textual em gêneros variados, reconhecendo nos textos marcas das condições de produção e índices de autoria, e também identificando possibilidades de um trabalho didático de leitura e/ou produção de textos em sala de aula. Espera-se também que os resultados deste projeto apresentem implicações dos estudos dos letramentos para as práticas escolares e/ou para a formação docente e possam identificar potencialidades e limitações de materiais didáticos elaborados para o ensino de línguas.
Data de início: 09/05/2016
Prazo (meses): 123
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI |