Ensino-aprendizagem de inglês para crianças na contemporaneidade: desafios e possibilidades

Resumo: A necessidade de interação e ação por meio da língua inglesa (LI) realizada por diversos povos, em vários contextos e para diferentes propósitos tem contribuído para a procura pela sua aprendizagem cada vez mais cedo. No entanto, não se trata de simplesmente iniciar os estudos de uma língua estrangeira (LE) o quanto antes, visto que isso não é garantia de uma experiência bem sucedida, conforme apontado por Rocha (2009). É preciso ponderar acerca de como tal processo será desenvolvido, e, em especial, o que se espera desse processo. Faz-se necessário considerar experiências de ensino-aprendizagem que sejam significativas para crianças e apropriadas ao perfil desse público, repensando propostas simplificadas de ensino-aprendizagem de LE que são pautadas em abordagens estruturais e gramaticais. Os desafios relacionados à formação docente de Língua Estrangeira para Crianças (LEC) e a falta de orientação curricular (ROCHA, 2007) podem comprometer os resultados desse processo. Aliado a isso, há de se considerar as caraterísticas da sociedade globalizada, o avanço tecnológico, o papel da LI como língua global e de fronteiras (MOITA LOPES, 2008), e o perfil de jovens aprendizes chamados de nativos digitais. Nesse cenário, ponderamos que práticas de letramento crítico precisam ser pensadas para o ensino-aprendizagem de LEC. Assim, a proposta desta pesquisa é investigar práticas pedagógicas que estejam de acordo com a proposta de Lima e Kawachi (2015), ou seja, que possibilitem o desenvolvimento linguístico-comunicativo do aprendiz e promovam letramentos (críticos, múltiplos, multissemióticos e digitais) que contribuam para a formação crítica do aprendiz. Portanto, o objetivo deste estudo é selecionar e analisar propostas didáticas em consonância com a sugestão de Lima e Kawachi (2015), e com a proposta de Ramos e Roselli (2008). Esperamos que este estudo contribua para a área de Linguística Aplicada, sobretudo para o ensino-aprendizagem de LI, promovendo o debate e a reflexão sobre ensino-aprendizagem de inglês para crianças, formação de professores e letramento crítico.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 96

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN
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