A eficácia do TOEFL ITP na avaliação da proficiência linguística de alunos A2 (CEFRL) do Centro de Línguas/UFES
Resumo: A língua inglesa (LI) tem assumido papel central no processo de internacionalização das universidades brasileiras, dada sua relevância como língua internacional da ciência. Nesse sentido, é fundamental refletir acerca da proficiência dos envolvidos nesse processo, destacando a necessidade de alunos e servidores estarem equipados para lidar com essa demanda (Finardi e França, no prelo). Considerando a importância do desenvolvimento da proficiência linguística da comunidade acadêmica para que todos possam participar ativamente do processo de internacionalização, propomos avaliar a proficiência em LI dos alunos-participantes antes e após um período instrucional de 60h durante um semestre. O objetivo deste projeto é verificar a eficácia do TOEFL ITP como instrumento de avaliação da proficiência linguística de alunos brasileiros, bem como analisar os resultados do programa de ensino de língua inglesa do Centro de Línguas UFES em nível A2 para o desenvolvimento da proficiência desses alunos. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados são: aplicação do TOEFL ITP antes e após o curso, questionários e entrevistas. Esperamos analisar como um programa instrucional de 60h pode contribuir para melhor desempenho no TOEFL ITP e qual a eficácia desse exame na avaliação da proficiência desses participantes.
Data de início: 10/02/2016
Prazo (meses): 12
Participantes:
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Coordenador | CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN |