Subjetividade e dessubjetivação em enunciados argumentativos produzidos em esfera escolar: gênero, estilo e autoria
Resumo: Neste projeto de pesquisa, investigamos as concepções, propostas didático-pedagógicas e práticas de ensino de gêneros do discurso argumentativo encontradas, atualmente, no ensino de língua portuguesa, especialmente no ensino médio. O objetivo principal é analisar questões referentes à subjetividade, estilo e autoria em relação a gêneros do discurso argumentativo e, também, como enunciados pertencentes a esses gêneros têm sido trabalhados na esfera social mais ampla e na escolar, mais particularmente. Tal objetivo é buscado a partir da filosofia bakhtiniana da linguagem, de sua metodologia dialógica (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2010; BAKHTIN, 2010a; BAKHTIN, 2010b; MEDEVIÉDEV, 2012; AMORIM, 2001; MIOTELLO; 2012), e, também, de um corpus de enunciados constitutivos do contexto de interação escolar, seja do ponto de vista do ensino, seja do ponto de vista da produção textual. Postula-se, como hipótese de trabalho, uma tensão enunciativa que se constitui entre os regimes discursivos (AMORIM, 2001) de gêneros consagrados e legitimados pela escola e pela sociedade e os projetos de dizer dos enunciadores (BAKHTIN, 2010a). No horizonte discursivo das enunciações argumentativas, essa tensão se consubstancia na articulação entre a subjetividade do eu e sua dessubjetivação (AMORIM, 2001; GREGOLIN & BARONAS, 2003) em relação a um outro, marcando, desse modo, a pretensão de objetividade, característica do discurso argumentativo prototípico. Dentro dessa perspectiva, pretende-se analisar situações de ensino-aprendizagem da linguagem escrita colocando-se em discussão as relações dos sujeitos com os gêneros do discurso argumentativo privilegiados, atualmente, pelo universo ideológico escolar (em diálogo com contextos de interação social mais amplos).
Data de início: 01/01/2015
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | LUCIANO NOVAES VIDON |