Laboratório de Análises Interacionais do Glie

Resumo: A interação humana constitui um fenômeno linguístico no qual a linguagem é usada para coordenar ações, estabelecer significados e construir relações sociais. Compreender como a língua é mobilizada em interações naturais, especialmente em contextos institucionais como salas de aula, ainda representa um desafio significativo para os estudos linguísticos. Este projeto, então, aborda a análise de interações em contextos educacionais de maneira multimodal, isto é, com foco na integração de aspectos verbais, prosódicos e corporais na organização sequencial das ações. A pesquisa se fundamenta na Análise da Conversa (AC), uma abordagem etnometodológica que investiga como os participantes, em suas ações cotidianas, mobilizam recursos linguísticos e não linguísticos para construir significados em tempo real. O problema geral que orienta esta proposta é a necessidade de compreender como os recursos da língua são usados em interações institucionais complexas, como as que ocorrem naturalmente em uma sala de aula, por exemplo. Esse estudo é especialmente relevante para identificar padrões interacionais que podem subsidiar práticas de gestão da interação em sala de aula e políticas educacionais. Por isso, a questão que orienta esta pesquisa é: como os participantes em contextos educacionais utilizam recursos multimodais (fala, gestos, prosódia) para organizar turnos de fala e coordenar ações? Evidências da literatura em AC, como os trabalhos de Mondada (2018, 2022), demonstram que a análise detalhada de interações multimodais pode revelar padrões sistemáticos de uso da linguagem em diferentes contextos. Por isso, a estratégia metodológica proposta envolve a criação de um Laboratório de Análises Interacionais equipado com tecnologias de captura de áudio e vídeo, permitindo a geração de dados de alta qualidade analítica. Esses dados serão tratados com softwares especializados de edição de áudio e vídeo, seguindo protocolos éticos rigorosos e metodologias já consagradas da AC.

Data de início: 01/08/2025
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA
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