Dialogismo e Argumentação: práticas sociais em diversos campos do discurso

Resumo: Este projeto de pesquisa se encontra no horizonte epistemológico dos estudos bakhtinianos, entendido, conforme Zandwais e Vidon (2022), como um campo de saber interdisciplinar, marcado por uma formação heterogênea dos seus membros formadores , e complexo, difícil de se definir, tendo em vista encontrarmos, nesse campo, tanto bases materialistas histórico-dialéticas, quanto bases idealistas, segundo discutem Brandist (2012) e Brandist e Lähteenmäki (2019).
Em diálogo com o campo dos estudos bakhtinianos, o projeto também se inscreve no campo dos estudos da argumentação, particularmente em relação a teorias e ao ensino da argumentação, que tem sido desenvolvida pelos profs. Eduardo Piris e Isabel Azevedo e por seus orientanda/os e parceira/os do Elad procura integrar uma visão de argumentação como prática social de linguagem a modelos de análise argumentativa, como os de Toulmin (2006) e Plantin (2008), valendo-se, também, de fundamentos da nova retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996) e da análise do discurso (AMOSSY, 2018).
É no interior desses campos inter/trans/indisciplinares, que dialogam, ainda, com o campo contemporâneo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; PENYCOOK, 2006), que buscamos compreender o contexto dialógico e ideológico de práticas de argumentação, em especial nos campos político, jornalístico-midiático, publicitário e acadêmico-educacional.

Data de início: 01/05/2025
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LUCIANO NOVAES VIDON
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