Aquisição de linguagem e educação linguística da criança surda

Resumo: A educação bilíngue de surdos é alvo de inúmeras produções acadêmicas desde meados de 1980 no Brasil. Diante da espessura conceitual do bilinguismo e da educação bilíngue de surdos, entendemos que algumas considerações precisam ser feitas em relação a essas concepções. Afinal, apesar de parecerem simples, elas representam uma proliferação discursiva muitas vezes tratada de forma indistinta e tentar defini-las constitui uma tarefa importante para o enriquecimento do debate em torno da educação de surdos.
Para tanto o conceito de bilinguismo e como essa noção passou a ser atribuída a pessoas surdas falantes de línguas de sinais a partir da segunda metade do século XX. Explorar compreensões sobre educação bilíngue e problematizar as formas como ela foi apropriada pelo campo da educação de surdos.
Por fim, argumentamos que o refinamento teórico de bilinguismo e de educação bilíngue pode ser fundamental para a construção de estratégias que busquem o enfrentamento desses desafios.

Data de início: 22/05/2023
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador KEILA CARDOSO TEIXEIRA
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