Análise interacional de emoções

Resumo: Este presente projeto é uma continuidade do projeto de pesquisa anterior, que trata das emoções-em-interação, levando em conta a percepção das posturas afetivas demonstradas pelos participantes em alguns contextos situacionais específicos. Neste projeto, assim como no anterior, emoção e afetividade são noções compreendidas como uma exibição social que é coconstruida e, assim, emerge como observável em situações de fala-em-interação (RUUSVUORI, 2013, p. 347).
Segundo Tainio e Laine (2015), afeto é um conceito analiticamente difícil de ser identificado, razão pela qual os pesquisadores em análise da conversa preferem abordá-lo em termos de postura afetiva, pois se trata de uma atitude que está demonstradamente disponível para análise através de ações verbalmente evocadas e/ou multimodalmente corporificadas. Desse modo, em estudos linguisticamente orientados, a postura é tratada como uma prática emergente da interação entre interlocutores em um contexto particular sequencial que deve ser visto de um ponto de vista intersubjetivo, isto é, na perspectiva daquilo que é compreendido mutualmente pelos próprios participantes de uma dada interação em curso.
Nesse sentido, a observação de cenários de fala-em-interação variados permitirá estabelecer uma comparação entre posturas afetivas e seus determinados cenários de ocorrência, de modo que possamos estabelecer padrões interacionais prototípicos, como, por exemplo, "posturas afetivas interacionais prototípicas na fala-em-interação escolar"; "posturas afetivas interacionais em cenários de assistência social"; "posturas afetivas interacionais prototípicas de cenários midiáticos", e assim sucessivamente.

Data de início: 01/08/2022
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910