Argumentação multimodal: entre imagens e imagens discursivas

Resumo: Por muito tempo, a palavra “texto” foi relacionada fundamentalmente ao domínio pedagógico e literário, vinculando-se apenas à escrita. Hoje, amplia-se o conceito de texto, que passa a ser compreendido como parte integrante do processo da atividade discursiva, na qual estão implicados tanto quem o produz quanto quem o recebe, tanto o material verbal quanto o não verbal, tanto elementos da superfície textual quanto elementos externos a ela. Não propomos aqui apresentar uma definição única e imutável para o conceito de texto, pois essa não é tarefa pacífica entre os teóricos, uma vez que as definições adotadas estão em estrita relação com a noção de língua que subjaze cada teoria que toma essa tarefa para si. Todavia, entendendo que, epistemologicamente, as noções de “texto” e “discurso” são indissociáveis, vemos, pois, o “texto como discurso”. Seguindo essa linha de raciocínio, propomos, neste projeto de pesquisa, investigar como a dimensão argumentativa de um texto pode ser engendrada pelo emprego estratégico de diferentes modalidades. A esse fenômeno em que diferentes modalidades são empregadas no plano cotextual, visando ao convencimento e/ou persuasão do interlocutor, Silva e Marchon (2021) chamam de “argumentação multimodal”. À luz da Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2007, 2009, 2016, 2018), que defende a existência de um sujeito intencional que perpassa a relação linguagem-mundo, associada a alguns pressupostos da Teoria Multimodal da Comunicação (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]), que defende a ideia de que os sentidos são produzidos por diversos modos semióticos, procuraremos apresentar reflexões e análises que discutam como o material icônico, em textos midiáticos, não apenas ilustra o conteúdo verbal, mas veicula junto a ele um todo coeso e coerente com forte teor argumentativo. Nesse processo, o enunciador busca orientar o interlocutor a determinadas conclusões, com exclusão de outras, o que pode evidenciar o posicionamento subjetivo por parte da instância de produção.

Data de início: 01/07/2021
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador AMANDA HEIDERICH MARCHON
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