Termos da Educação Linguística de Surdos
Resumo: Para além de um campo de atuação, a Educação de Surdos se constitui como um território fértil de investigações transdisciplinares com espessura histórica e inúmeras contribuições teórico-conceituais. As primeiras produções intelectuais que registram a formação desse território datam do século XVII e se intensificam em congressos de educadores de surdos que aconteceram pela Europa no século XIX. Naquela época e ainda hoje, os principais debates centralizam o tema do ensino de línguas para crianças surdas. Com a emergência de pesquisas que tomaram algumas línguas de sinais como objetos de análise, os estudos em educação de surdos se expandiram por diferentes áreas do conhecimento, produzindo compreensões transdisciplinares sobre a surdez e as pessoas surdas. Este Projeto de Pesquisa objetiva sistematizar termos relativos à educação linguística de surdos. Para tanto, propõe a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e natureza qualitativa que permitirá o levantamento de definições e sentidos teóricos atribuídos a esse conjunto terminológico. Com esse empreendimento, o projeto visa a produção de verbetes para a composição de um vocabulário da Educação de Surdos, um produto enciclopédico de natureza especializada que poderá servir como uma importante fonte de consulta para estudos e práticas desenvolvidos nesse campo e que se relacionam especialmente com as questões dos Estudos Surdos e da Educação Linguística.
Data de início: 03/05/2021
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Doutorado | ELIANA FIRMINO BURGARELLI |
Aluno Doutorado | DANIELA GOMES GUMIERO |
Aluno Mestrado | KATIA REGINA BORGES MONTEIRO |
Aluno Mestrado | GISELE DE SOUZA FONTES |
Coordenador | PEDRO HENRIQUE WITCHS |