Emoções-em-interação
Resumo: Partindo do princípio de que uma análise das emoções-em-interação precisa levar em conta uma percepção das posturas afetivas demonstradas pelos participantes em uma determinada situação social, emoção e afetividade são noções compreendidas neste projeto como um exibição social que é coconstruida e, assim, emerge como observável em situações de fala-em-interação (RUUSVUORI, 2013, p. 347).
Segundo Tainio e Laine (2015), afeto é um conceito analiticamente difícil de ser identificado, razão pela qual os pesquisadores em análise da conversa preferem abordá-lo em termos de postura afetiva, pois se trata de uma atitude que está demonstradamente disponível para análise através de ações verbalmente evocadas e/ou multimodalmente corporificadas. Desse modo, em estudos linguisticamente orientados, a postura é tratada como uma prática emergente da interação entre interlocutores em um contexto particular sequencial que deve ser visto de um ponto de vista intersubjetivo, isto é, na perspectiva daquilo que é compreendido mutualmente pelos próprios participantes de uma dada interação em curso.
Nesse sentido, a observação de cenários de fala-em-interação variados permitirá estabelecer uma comparação entre posturas afetivas e seus determinados cenários de ocorrência, de modo que possamos estabelecer padrões interacionais prototípicos, como, por exemplo, \"posturas afetivas interacionais prototípicas na fala-em-interação escolar\"; \"posturas afetivas interacionais em cenários de atenção à saúde\"; \"posturas afetivas interacionais prototípicas de cenários jurídicos\", e assim sucessivamente.
Data de início: 01/08/2020
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA |