Leitura e Produção de Textos em Língua Materna

Código: PGEL4005
Curso: Doutorado em Estudos Linguísticos
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Estudo e discussão de concepções teórico-metodológicas, advindas de diferentes áreas do conhecimento, sobre leitura e produção de textos em língua materna. Implicações epistemológicas e contribuições didático-pedagógicas.
Bibliografia: BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BAZERMAN, C., BONINI, A., FIGUEIREDO, D. (Eds.). Genre in a Changing World. Perspectives on Writing. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009. Disponível em: <http://wac.colostate.edu/books/genre/>. Acesso em 26 jul. 2015. BORTONI-RICARDO. S. M. et al. (Orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012. CASOTTI, J. B. C. Prática de leitura na formação docente inicial: por uma abordagem da intertextualidade em eventos interacionais. Signum. Estudos de Linguagem, Londrina, v. 15, p. 107-127, 2012. FIAD, R. S. Reescrita, dialogismo e etnografia. Linguagem em (Dis)curso, Santa Catarina, v. 13, p. 463-480, 2013. ______. Reescrita de textos: uma prática social e escolar. Organon, Porto Alegre/UFRGS, v. 23, p. 147-159, 2009. ______.; SIGNORINI, I. . (Orgs.) Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. GERALDI, J. W. Ler e escrever: uma mera exigência escolar? In: BRAGANÇA, I. F. S.; ARAUJO, M. S.; ALVARENGA, M. S.; MAURÍCIO, L. V. (Orgs.). Vozes da Educação. Memórias, histórias e formação de professores. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2008. p. 123-134. ______. O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011. GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (Orgs.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. Campinas: Pontes, 2013. KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. KLEIMAN, A. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta14/Conteudo/N1.... Acesso em 26 jul. 2015. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. H. R. Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. São Paulo: Pontes, 2014. PASSARELLI, L. M. G. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004. SILVA, L. L. M.; MORTATTI, M. R. L.; FERREIRA, N. S. A. O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de Língua Portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. VIDON, L. N. A prática escolar de ensino de gêneros do discurso dissertativo-argumentativo: pedagogia da dessubjetivação. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 42, p. 743-755, 2013.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910