Leitura e Produção de Textos em Língua Materna

Código: PGEL2005
Curso: Mestrado em Estudos Linguísticos
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Estudo e discussão de concepções teórico-metodológicas, advindas de diferentes áreas do conhecimento, sobre leitura e produção de textos em língua materna. Implicações epistemológicas e contribuições didático-pedagógicas.
Bibliografia: BORTONI-RICARDO. S. M. et al. (Orgs.). Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
COSTA VAL, M. da G. Atividades de produção de textos escritos em livros didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. In: ROJO, R.; BATISTA, A. A. G. Livro didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas/SP, Mercado de Letras, 2003, pp. 125-152.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 277-326.
BAZERMAN, C., BONINI, A., FIGUEIREDO, D. (Eds.). (2009). Genre in a Changing World. Perspectives on Writing. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009.
Available at http://wac.colostate.edu/books/genre/ BRASIL, SEF/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio . Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Parte II). Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. BRASIL, SEB/MEC. Guia de livros didáticos (PNLD-2012-Ensino Médio): Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/2988-.... BRASIL, SEB/MEC. Guia de livros didáticos (PNLD-2014-Ensino Fundamental Anos Finais): Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/guia-pnld-.... BRASIL, SEB/MEC (2006) Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 139-180.
GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (Orgs.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. Campinas: Pontes, 2013, p. 21-83, 105-133, 221-237. JURADO, S.; ROJO, R. A Leitura no Ensino Médio: O que dizem os documentos oficiais e o que se faz? In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 37-56. KLEIMAN, Angela. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004. Disponível em: http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta14/Conteudo/N1.... Acesso em 01 out. 2013.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.;BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 69-82.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 48-61.
Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 50-143, 228-281.
PASSARELLI, Lílian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012, p. 33-175.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. (Org.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004, p. 35-108.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910