Prática de leitura, produção de textos e análise linguística em aulas de Língua Portuguesa: possibilidades didáticas a partir do trabalho com o gênero carta do leitor
Nome: JULIANE NOGUEIRA DE SÁ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/05/2016
Orientador:
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Papel |
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JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ISABEL MARIA LOUREIRO DE ROBOREDO SEARA | Examinador Externo |
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Orientador |
LUCIANO NOVAES VIDON | Examinador Interno |
MICHELINE MATTEDI TOMAZI | Suplente Interno |
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Suplente Externo |
Resumo: A finalidade desta pesquisa é elaborar uma sequência didática com enfoque no gênero carta do leitor e aplicá-la em uma turma de nível médio de uma escola pública localizada na Serra, a fim de verificar os resultados de um trabalho que busque aliar a prática de leitura, produção textual e análise linguística. São alguns objetivos desta pesquisa: contribuir para os estudos sobre sequências didáticas no trabalho com leitura, produção textual e análise linguística em língua materna na educação básica; aplicar a sequência didática na turma participante da pesquisa; analisar os resultados da sequência didática, por meio das produções textuais dos alunos e dos episódios de sala de aula. Selecionamos alguns autores para fundamentarem teoricamente nossa pesquisa. São eles: Antunes (2003), Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) Dolz e Schneuwly (2004), Geraldi (2004), Martelotta (2008), Bezerra (2007) e Suassuna (2012). A metodologia desta pesquisa consiste na realização de uma pesquisa-ação em uma escola pública do município de Serra, com o objetivo de compreender melhor o processo que envolve, mais especificamente, a prática de produção textual em sala de aula. Após observarmos algumas aulas na turma escolhida, aplicaremos a sequência didática com o objetivo de incentivar, prioritariamente, a prática de leitura e produção textual. Para isso, utilizaremos o gênero carta do leitor por ser um gênero que está disponível para os alunos em jornais e revistas e que desenvolve nos alunos a capacidade da crítica e da reflexão de variados temas. Os resultados desta pesquisa serão apresentados por meio de cotejo entre as primeiras produções dos alunos e suas produções finais, fazendo-se análise interpretativa das duas versões. Além disso, serão também analisados episódios de sala de aula, tanto no momento de observação das aulas quanto no de aplicação da sequência didática.