Formação Inicial de Professores de Inglês do e para o Século XXI: os papéis da língua e da tecnologia.
Nome: KARINA ANTONIA FADINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/03/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
DANIEL DE MELLO FERRAZ | Examinador Interno |
JANAÍNA DA SILVA CARDOSO | Suplente Externo |
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
LUCIANO NOVAES VIDON | Suplente Interno |
VERA LÚCIA MENEZES DE OLIVEIRA PAIVA | Examinador Externo |
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI. Para tanto, o estudo analisa crenças de professores formadores e de professores de inglês em formação em um curso de licenciatura em Letras-Inglês de uma universidade federal do sudeste brasileiro. O arcabouço teórico inclui a revisão de documentos oficiais e políticas para o ensino de inglês e a incorporação de tecnologias na educação, os conceitos de letramento digital e crítico, além dos papéis da tecnologia, da língua estrangeira e do professor de inglês no cenário contemporâneo. A metodologia de pesquisa é híbrida (DORNYEI, 2007), mas principalmente qualitativa (CRESSWELL, 2003), e a análise é feita com base na teoria de análise qualitativa fundamentada em dados (GLASER, 1998). A maior parte dos dados foram coletados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II do curso investigado, por meio de questionários e entrevistas aplicadas a alunos e professores ao longo de três semestres letivos, e de um levantamento documental do curso analisado. Os resultados das análises sugerem que a formação de professores na universidade investigada está de certa forma de acordo com o que é esperado para o ensino de inglês do e no século XXI. O estudo conclui com algumas sugestões para a formação inicial docente, especialmente no tocante à incorporação de tecnologias digitais nas práticas de formação docente de língua inglesa. Palavras chave: Formação inicial de professores de Inglês. Tecnologia no ensino de inglês. Papéis da língua inglesa e do professor de língua inglesa.