FORA DAS GRADES CURRICULARES: UMA ANÁLISE DISCURSIVA MATERIALISTA SOBRE A RUA E A ESCOLA

Nome: ALÉXIA CHAVES CARLOS

Data de publicação: 26/02/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GRENISSA BONVINO STAFUZZA Examinador Externo
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Examinador Interno
LUIS FERNANDO BULHOES FIGUEIRA Presidente

Resumo: Este trabalho analisa discursivamente um recorte dos textos pertencentes ao movimento Hip Hop que trazem os significantes rua e escola, observando como tais signos constroem-se no imaginário popular, visto que por vezes esses espaços ocupam lugares opostos no discurso escolar. Sob outra ótica, o discurso urbano questiona essa dicotomização, trazendo outros sentidos tanto para rua, quanto para a escola. Dessa forma, esta pesquisa investiga o funcionamento da construção de sentidos acerca da rua e da escola a partir dos sujeitos que enunciam. Diante disso, parte-se da perspectiva teórica da Análise do Discurso de base materialista, amparada nos postulados de Michel Pêcheux, buscando estabelecer as relações entre os traços linguísticos-discursivos, os efeitos de sentido emergidos, as condições de produção e as formações discursivas, ideológicas e imaginárias que
atravessam os sujeitos e seus dizeres. Assim, surge a hipótese de que existem tensões na produção de sentidos acerca do par rua e escola, de forma que tais noções aproximam-se ou distanciam-se dependendo dos sujeitos que enunciam. Como parte do corpus, foram analisadas as partes verbais dos textos “Eu larguei a escola”, poesia de slam de Rômulo Dias; “Autobiografia parte 1”, música da autoria de Mc Sid; “Favela Vive 3”, recortando os trechos enunciados pelos rappers DK, Lord e Choice; e um fragmento da rima de freestyle feita por Dudu MC no podcast Rap, Falando. A presente pesquisa adota o método qualitativo, aprofundando nas questões discursivas a partir de um corpus reduzido. Para a escolha do material de análise, foram priorizados enunciados proferidos por rappers, mestres de cerimônia e slammers em que mencionam a rua e a escola, estando disponíveis para acesso na internet. A partir deste trabalho, foi possível observar que há diferentes noções de escola e rua, atravessadas por discursos e condições materiais de produção dos sujeitos que as ocupam; além disso, propôs-se que a união entre a rua e a escola, aparentemente estanques à primeira vista, podem potencializar o processo de educação formal.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910