O enredo de escola de samba como sistema de gêneros: uma análise discursiva de 'Quilombo Piedade
Nome: FRANCISCO LEANDRO QUENUPE CAMPOS
Data de publicação: 17/12/2024
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
AISSA AFONSO GUIMARAES | Examinador Interno |
JULIA MARIA COSTA DE ALMEIDA | Presidente |
MARIA DAS DORES NOGUEIRA MENDES | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação busca compreender a relação de uma comunidade de samba, aqui entendida como comunidade discursiva, na idealização e na elaboração do enredo como um sistema de gêneros discursivos (Bazerman, 2004), que se desenvolve no curso de um ciclo anual de carnaval das escolas de samba. Para isso, partimos do pressuposto de que o discurso é um acontecimento, orientado, interativo e situado sócio-historicamente em um interdiscurso (Maingueneau, 2008b) e que as práticas discursivas são também constitutivas dos grupos que as produzem. Tomamos comocorpus de pesquisa o enredo de 2024 da G.R.E.S. Unidos da Piedade, escola de samba situada em Vitória, Espírito Santo, desdobrado em quatro gêneros principaisque preparam a escola para o desfile: logotipo e sinopse, samba-enredo, justificativa e roteiro. Por estarmos filiados à análise do discurso com base em Maingueneau (2008a, 2008b, 2008c, 2015, 2016), adotamos categorias como comunidade discursiva, temas, cenografia e ethos, considerando que esse sistema de gêneros é poligerido por diferentes agentes, pois vários são os autores envolvidos em sua produção.