“deixa o professor explicar?”: A COPRODUÇÃO DE MORALIDADE NA FALA-EM-INTERAÇÃO DE SALA DE AULA NA MODERNIDADE RECENTE

Nome: DEYVID PETRI CECCON

Data de publicação: 25/10/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CRISTINA OSTERMANN Examinador Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Presidente

Resumo: Esta dissertação examina o modo como participantes de eventos interacionais de sala de aula implementam ações carregadas de moralidade e, dessa forma, gerenciam uma postura moral na interação. Sabe-se que atribuir direitos, deveres e responsabilidades a si mesmo e aos outros é uma atividade pervasiva na vida social (Linell; Rommetveit, 1998) que se evidencia na organização da participação da sala de aula na modernidade recente (Rampton, 2006). Assim, com o arcabouço teórico-metodológico da Análise da Conversa, o estudo qualitativo almeja examinar quando e com quais métodos os participantes de nossos dados tornam relevante uma certa configuração moral da sociedade e se ocupam de produzir moralidade em conjunto na interação, além de fornecer uma caracterização de como a produção interacional de moralidade se relaciona com a nova ordem comunicativa da fala-em-interação de sala de aula contemporânea (Garcez; Lopes, 2017). Ações moralmente carregadas podem ser observadas em reclamações e em reprimendas endereçadas por professores a estudantes, por exemplo. Contudo, no que se refere ao arranjo interacional emergente da sala de aula, procuramos explicar como sanções como essas também acontecem entre os próprios estudantes, sendo inclusive realizadas em detrimento ou em prol do programa de ação do professor. Para isso, procedemos com uma análise sequencial e multimodal de dados audiovisuais pertencentes ao banco de dados do Grupo Linguagem, Interação e Etnometodologia (GLIE), que consistem em dados de interações naturalísticas gerados em uma escola pública da Grande Vitória/ES (Goulart, 2020; Mascarenhas, 2020). Entre os resultados analíticos, destacam-se como padrões interacionais observados: a) o gerenciamento de postura moral em detrimento da interação principal (PMDIP); e b) o gerenciamento de postura moral em prol da interação principal (PMPIP). Observamos que tais padrões, que são exemplares da nova ordem comunicativa, apresentam como desdobramentos sequenciais uma ação desabonadora dos professores em 2ª posição sequencial (PMDIP) e uma ação ratificadora dos professores em 2ª posição sequencial (PMPIP). Isso aponta para a relevância do trabalho moral dos professores em sala de aula. Além disso, também analisamos casos desviantes de coprodução de moralidade na interação, quando os professores não se orientam para a realização desse trabalho interacional. O estudo, portanto, lança luz sobre as consequências interacionais do gerenciamento de uma postura moral para as atividades em curso nas interações, no que se refere às possibilidades de realização do trabalho moral dos professores, as quais apontam para diferentes formas de fazer moralidade em conjunto na sala de aula contemporânea.

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