“LEIA, CONSIDERE, MARQUE”: análise e descrição sistêmico-funcional da avaliação escolar voltada ao ensino médio no português brasileiro
Nome: LAURA SCARAMUSSA AZEVEDO
Data de publicação: 29/08/2024
Banca:
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Papel |
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ALEX CALDAS SIMOES | Examinador Interno |
GESIENY LAURETT NEVES DAMASCENO | Presidente |
GIACOMO PATROCINIO FIGUEREDO | Examinador Externo |
Resumo: O presente trabalho está afiliado à Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; McIntosh;
Strevens, 1964; Eggins, 2004; Halliday; Matthiessen, 2014), vertente dos Estudos Linguísticos
de caráter funcionalista que possui grande interesse na investigação de textos do âmbito escolar
(Halliday, 1998; Christie, 2004; Martin; Rose, 2005; Christie; Martin, 2007; Rose, 2019). A
partir de tais vertentes de estudo, a pesquisa procura analisar a AVALIAÇÃO na qualidade de
gênero, através da Pedagogia de Gêneros, também uma área de estudos proeminente no âmbito
da LSF (Martin; Rose, 2007; Rose, 2012). O trabalho tem o objetivo de discutir a tessitura da
AVALIAÇÃO, considerando o conceito de texto na teoria, além de descrevê-lo em termos de
sua estrutura genérica, detalhando etapas e fases, bem como propor uma forma de visualização
da descrição dos gêneros segundo a teoria. Em termos metodológicos, o estudo utiliza métodos
comuns a pesquisas realizadas no âmbito da LSF, como a análise léxico-gramatical feita através
de planilhas eletrônicas, propondo, também, melhorias para o método. Os resultados mostram
uma estrutura genérica estável no que diz respeito à AVALIAÇÃO, além disso, apesar de esta
apresentar características que não seguem a prototipia no que diz respeito à constituição da
tessitura, elementos de coerência e coesão apontam que é possível identificá-la no gênero. A
investigação léxico-gramatical possibilitou a observação de padrões no âmbito dos sistemas
deste estrato, tornando possível descrever o gênero de forma satisfatória nos aspectos
analisados.