CLIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA
METAPESQUISA SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ACERCA DA
ABORDAGEM CLIL
Nome: PAULO CEZAR LIRA TORRES
Data de publicação: 28/02/2024
Banca:
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Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Presidente |
LUCIANA FERRARI DE OLIVEIRA FIOROT | Examinador Interno |
MARIANA GUEDES SECCATO | Examinador Externo |
Resumo: O número de escolas bilíngues no Brasil tem aumentado nos últimos anos, gerando um crescente interesse na abordagem CLIL (Content and Integrated Language Learning Ensino Integrado de Língua e Conteúdo), de acordo com Porcellato (2021). Todavia, os estudos sobre sua implementação nas escolas brasileiras são ainda escassos e se concentram no uso do inglês como língua adicional (Landau, Albuquerque Paraná e Siqueira, 2021). Porcellato aponta para o potencial dessa abordagem no Brasil apesar de existirem poucas pesquisas sobre esse tema. Na abordagem CLIL, um dos benefícios que os alunos adquirem, segundo Gracia (2015), é a motivação para o aprendizado tanto de conteúdos quanto da língua adicional. Esta pesquisa foi motivada pela minha experiência como professor de língua inglesa e pelo meu interesse pela abordagem CLIL. O objetivo deste estudo é analisar a produção de conhecimento acerca da abordagem CLIL na Educação Básica no Brasil por meio de uma metapesquisa realizada com teses e dissertações do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram encontrados 20 trabalhos de 2015 a 2023 e 3 deles compuseram o corpus de análise desta pesquisa, uma vez que eles discutem a abordagem CLIL na Educação Básica no Brasil. A abordagem CLIL e os desafios na implementação desta abordagem foram analisados, bem como as relações entre ensino-aprendizagem de inglês e a abordagem CLIL. Consoante as análises, as principais potencialidades da abordagem CLIL são tornar a aprendizagem mais significativa por integrar conteúdo e língua e aumentar a motivação dos aprendizes. Falta de formação docente específica e falta de material didático apropriado foram os principais desafios apontados.Espero que este trabalho fomente reflexões acerca da importância de pesquisas sobre a abordagem CLIL, buscando contribuir para o fortalecimento desse campo de pesquisa e de atuação, bem como para o desenvolvimento de propostas de educação linguística que sejam significativas para docentes e aprendizes, acolhendo as necessidades do contexto e abrindo novas possibilidades por meio da educação.