Criança surda na Educação Infantil: interações possíveis para o seu desenvolvimento linguístico

Nome: KATIA REGINA BORGES

Data de publicação: 29/11/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LODENIR BECKER KARNOPP Examinador Externo
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA MACHADO Examinador Interno
PEDRO HENRIQUE WITCHS Presidente

Resumo: A Educação Infantil compreende uma etapa fundamental na formação de crianças surdas que,
em sua maioria, têm a escola como principal contexto de aquisição da língua(gem). Diante
disso, nesta dissertação, objetiva-se analisar interações de uma criança surda na Educação
Infantil. Para tanto, com base na perspectiva da Linguística Aplicada, de autores do campo dos
Estudos Surdos que focalizam a educação linguística de crianças surdas e do campo dos Estudos
da Infância, desenvolveu-se um estudo de caso, de cunho etnográfico, em uma escola municipal
de Educação Infantil em Vila Velha, no Espírito Santo, com a matrícula de uma criança surda.
A geração de dados envolveu a observação participante, registrada em diário de campo,
fotografias e filmagens de atividades em sala de aula que evidenciaram interações linguísticas
realizadas pela criança surda. O diálogo operou como unidade de análise, assumido em uma
perspectiva interacionista em que a aquisição da linguagem constitui um processo de
subjetivação. Os resultados da pesquisa evidenciam um cenário interacional frágil na sala de
aula de Educação Infantil que conta com a presença de uma criança surda. Apesar de enfrentar
desafios para interagir com seus interlocutores ouvintes, a criança surda encontra condições de
possibilidade em diálogos com restrições linguísticas a partir (i) das interações gesticuladas
com seus colegas ouvintes, (ii) da leitura orofacial do que é dito em português por docentes e,
em um outro momento, (iii) do que é interpretado em língua brasileira de sinais (Libras) por
uma professora bilíngue. Com base nesses elementos, considera-se existir um desafio que
ultrapassa os limites das instituições escolares: a construção de ambientes linguísticos propícios
ao desenvolvimento de crianças surdas desde o contexto familiar, nos quais as potencialidades
da surdez como diferença linguística orientem o estabelecimento de políticas linguísticas em
diferentes domínios. A pesquisa oferece reflexões sobre a visibilidade de crianças surdas na
organização linguística de instituições escolares, bem como das práticas de linguagem que as
envolvem em contextos educacionais.

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