Professores(as) em formação inicial como elaboradores(as) de material didático com foco na educação linguística com crianças
Nome: ROVENA NAUMANN ZANOTELLI
Data de publicação: 17/08/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Presidente |
MARIANA GUEDES SECCATO | Examinador Externo |
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA | Examinador Interno |
Resumo: As relações entre material didático e a educação linguística, embora estejam presentes na prática diária de professores(as) de inglês, revelam questões que precisam ser discutidas no campo da linguística aplicada crítica. A definição de material didático adotada neste trabalho está em consonância com a proposta de Tomlinson (2012) e Harwood (2010), ou seja, material didático é tudo aquilo que auxilia professores(as) em sala de aula, desde que tenha um propósito pedagógico. A seleção, adaptação, elaboração e utilização adequada de material didático podem representar um desafio para professores(as), especialmente no
contexto de educação linguística com crianças (ELIC), considerando o silenciamento dos documentos oficiais, a necessidade de constante formação docente para ELIC, e as especificidades desta faixa etária. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar e discutir as perspectivas de professores(as) em formação inicial sobre a elaboração de material didático para crianças. Os(as) participantes deste estudo são alunos(as) do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que cursaram a disciplina optativa de ELIC. Os dados gerados foram obtidos através de uma entrevista por
escrito realizada pelo Google Forms, com perguntas sobre elaboração e adaptação de material didático para crianças, a análise de uma unidade didática (UD) para crianças da educação infantil e uma entrevista semi-estruturada após a apresentação desta UD. Espera-se, com este estudo, refletir acerca das perspectivas dos(as) professores(as) em formação inicial sobre material didático,
buscando contribuir para a produção de conhecimento sobre temas de extrema importância que impactam diretamente o ensino de inglês com crianças.