O DISCURSO POLÍTICO SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO E A
FÓRMULA DISCURSIVA “IDEOLOGIA DE GÊNERO”

Nome: HELVIO PIRES TOLENTINO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Orientador
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLIO DE OLIVEIRA Examinador Externo
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Orientador
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA Examinador Interno
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Suplente Interno
ROBERTO LEISER BARONAS Suplente Externo

Resumo: Nos últimos anos, presencia-se a disseminação de um discurso contrário às políticas educacionais progressistas, voltadas ao resguardo da diversidade de gênero social e à inclusão da população LGBTQIA+ no espaço escolar. Seus defensores são agentes políticos integrantes da direita, especialmente os ligados a setores religiosos, representantes de uma ideologia conservadora e de valores morais tradicionais, os quais entendem que questões concernentes a gênero social, entre outras, não devem ser discutidas no espaço escolar, mas apenas na esfera familiar. Nesse contexto, passou a circular a expressão “Ideologia de Gênero” para designar e depreciar o conteúdo das discussões que versam sobre identidade de gênero na educação, podendo ser considerada uma fórmula discursiva, conforme já afirmaram Silva et al. (2021). Nesse sentido, buscaremos analisar a circulação da sequência “ideologia de gênero”, a partir da noção de fórmula discursiva proposta por Alice Krieg-Planque (2010; 2011), a fim de identificar os usos que se impõem e se confrontam entre os agentes políticos em seus discursos sobre educação nas redes sociais, bem como identificar o modo como o debate sobre educação se ancora nas questões de gênero e na fórmula “ideologia de gênero” no período 2018-2021. Para essa investigação, a construção do corpus foi realizada por meio de técnicas de mineração de dados na internet, incluindo as ferramentas Google Trends e Crowdtangle, as quais indicam respectivamente as tendências de busca e os momentos de maior uso dessa expressão na internet no período analisado (2018-2021). Por meio da extração e análise de publicações no Facebook, de autoria de agentes políticos, será possível depreender as implicações sociopolíticas que a expressão “ideologia de gênero” constrói em seus contextos de circulação para que seja possível identificar o modo como o debate sobre a educação e as questões que o cercam, como a noção de família e gênero, desenvolvem-se no período do governo de Jair Bolsonaro.

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