O DISCURSO POLÍTICO SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO E A
FÓRMULA DISCURSIVA IDEOLOGIA DE GÊNERO
Nome: HELVIO PIRES TOLENTINO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/11/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA | Orientador |
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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HÉLIO DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA | Orientador |
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA | Examinador Interno |
MICHELINE MATTEDI TOMAZI | Suplente Interno |
ROBERTO LEISER BARONAS | Suplente Externo |
Resumo: Nos últimos anos, presencia-se a disseminação de um discurso contrário às políticas educacionais progressistas, voltadas ao resguardo da diversidade de gênero social e à inclusão da população LGBTQIA+ no espaço escolar. Seus defensores são agentes políticos integrantes da direita, especialmente os ligados a setores religiosos, representantes de uma ideologia conservadora e de valores morais tradicionais, os quais entendem que questões concernentes a gênero social, entre outras, não devem ser discutidas no espaço escolar, mas apenas na esfera familiar. Nesse contexto, passou a circular a expressão Ideologia de Gênero para designar e depreciar o conteúdo das discussões que versam sobre identidade de gênero na educação, podendo ser considerada uma fórmula discursiva, conforme já afirmaram Silva et al. (2021). Nesse sentido, buscaremos analisar a circulação da sequência ideologia de gênero, a partir da noção de fórmula discursiva proposta por Alice Krieg-Planque (2010; 2011), a fim de identificar os usos que se impõem e se confrontam entre os agentes políticos em seus discursos sobre educação nas redes sociais, bem como identificar o modo como o debate sobre educação se ancora nas questões de gênero e na fórmula ideologia de gênero no período 2018-2021. Para essa investigação, a construção do corpus foi realizada por meio de técnicas de mineração de dados na internet, incluindo as ferramentas Google Trends e Crowdtangle, as quais indicam respectivamente as tendências de busca e os momentos de maior uso dessa expressão na internet no período analisado (2018-2021). Por meio da extração e análise de publicações no Facebook, de autoria de agentes políticos, será possível depreender as implicações sociopolíticas que a expressão ideologia de gênero constrói em seus contextos de circulação para que seja possível identificar o modo como o debate sobre a educação e as questões que o cercam, como a noção de família e gênero, desenvolvem-se no período do governo de Jair Bolsonaro.