O Processo Colaborativo de Produção de Textos Orais e Escritos: Reflexões Sobre a Interação no Ensino-aprendizagem de Português Língua Não-materna

Nome: LAÍS ESPINDULA BRÊDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2022
Orientador:

Nome Papelordem crescente
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nome Papelordem crescente
FLAVIA MEDEIROS ÁLVARO MACHADO Suplente Interno
SANTINHO FERREIRA DE SOUZA Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
ETELVO RAMOS FILHO Examinador Externo

Resumo: Este trabalho investiga como ocorre, no contexto de parceria entre o curso de extensão Português do Brasil - Pré-PEC G e o projeto de extensão Releitores-Ufes, o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Não-Materna por meio da produção de textos orais e escritos. Objetiva-se compreender o papel da interação entre as alunas em formação inicial (monitoras), os estudantes estrangeiros e os demais participantes dos projetos (professores coordenadores e pesquisadora) na construção dos sentidos dos textos e suas contribuições na formação linguístico-discursiva dos envolvidos, a partir das reflexões realizadas colaborativamente. Fundamentado teoricamente nos estudos dos letramentos e no dialogismo bakhtiniano, justifica-se pela necessidade de verificar as implicações dessas abordagens no ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna. Propõe-se pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico e interpretativista, pautando-se na observação (participante) das aulas e dos atendimentos de revisão, na análise dos textos iniciais e finais (com ênfase no processo de revisão e reescrita), nos relatos dos sujeitos participantes por meio de respostas a questionário e em diário de bordo produzido pela pesquisadora. Como resultado, é possível compreender o modo pelo qual os sujeitos envolvidos no processo interativo de ensino-aprendizagem de língua o percebem e em que medida, por meio das práticas letradas conjuntas possibilitadas pela Universidade, são reconhecidos os impactos tanto das aulas dialogadas como do trabalho colaborativo de revisão e reescrita dos textos em sua formação linguístico-discursiva. Além disso, evidencia-se a relevância de práticas como as que tornam possível a realização desta pesquisa, por considerarem as especificidades dessa área que requer um olhar diferenciado daquele voltado ao ensino-aprendizagem de língua materna.
Palavras-chave: interação; letramentos; dialogismo; português língua não materna; leitura e produção de textos.

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