Ensino de língua inglesa com crianças: saberes docentes e práticas
pedagógicas em tempos pandêmicos
Nome: JHONATAN CARVALHO SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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PEDRO HENRIQUE WITCHS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CHRISTINE SANT ANNA DE ALMEIDA | Suplente Externo |
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Examinador Interno |
FLAVIA MEDEIROS ÁLVARO MACHADO | Examinador Interno |
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Suplente Interno |
JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Discussões sobre o ensino de língua inglesa com crianças estão ganhando cada vez mais espaço dentro das áreas da Linguística Aplicada e da Educação, tanto que tenho notado uma crescente busca por investigações que revelem como é desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças, já que não há políticas públicas educacionais no Brasil que respaldem e contribuam para a formação inicial dos(as) professores(as) que atuam nesse contexto de ensino. Se a priori já era possível observar um enorme esforço docente no tocante ao fazer pedagógico, diante do atual contexto pandêmico (2020-2022), em que as aulas passaram a ser ministradas em formato de
ensino remoto on-line emergencial, professores(as) precisaram (re)construir seu fazer docente de maneira imediata, de modo a atender a essa nova conjuntura educacional. Para tanto, com esta pesquisa, objetivo analisar a (re)construção de saberes docentes em práticas de ensino de língua inglesa com crianças com faixa etária que integra os segmentos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas regulares privadas e de escolas de idiomas em Vila Velha/ES e Vitória/ES durante o período da pandemia de Covid-19 entre os anos 2020 e 2021. Desse modo, foi
evidenciado o contexto de atuação dos(as) docentes convidados(as) a participar da investigação que atuam nesses contextos de ensino. Para tal, ancorei este estudo em uma perspectiva de natureza qualitativa-interpretativa de cunho exploratório, utilizando como método de investigação um questionário eletrônico padronizado e entrevistas semiestruturadas, ambos on-line. Como resultado, observei (i) que os saberes docentes são sustentados pela formação inicial ou continuada, possibilitando aos participantes
conceberem razões para a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira desde a infância, (ii) que esses saberes também são oriundos da experiência pedagógica em instituições de ensino particulares em que existe o uso de tecnologias digitais há mais tempo e (iii) que as condições sociais e econômicas das crianças são aspectos importantes à realização de atividades educacionais remotas em meio à pandemia. Por fim, esta pesquisa oferece contribuições para os(as) professores(as) refletirem sobre seus percursos
formativos de modo a (re)construir os seus próprios saberes docentes, visando a uma educação linguística mais crítica, consciente e horizontal com as crianças. Palavras-chave: Ensino de inglês para crianças. Ensino remoto. Letramentos críticos. Práticas pedagógicas. Saberes docentes.