AFILIAÇÃO E TEMPORALIDADE EM UMA DISCUSSÃO SOBRE FEMINICÍDIO
Nome: ANA LUIZA HENRIQUES COAN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/07/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Examinador Interno |
DANIELA NEGRAES PINHEIRO ANDRADE | Examinador Externo |
IGOR CASTILHO PORSETTE | Suplente Externo |
PEDRO HENRIQUE WITCHS | Suplente Interno |
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA | Orientador |
Resumo: A sala de aula muitas vezes é o espaço de oportunidade para ocorrência de certas ações que podem ter como consequência diferentes respostas aos participantes desse evento interacional. Além disso, essas respostas podem estar em conformidade com o que foi exibido anteriormente na interação ou não. Em outras palavras, certas ações responsivas podem-se afiliar (ou não) ao que foi dito anteriormente. E essas ações responsivas acontecem tanto de forma verbal, isto é, pelo uso de elocuções emitidas pelos sons vocais, quanto de forma corporificada, ou seja, através de expressões faciais e gestuais, ou ainda por olhares, movimentos do torso, entre outras possibilidades. Os dados analisados nesta dissertação integram o corpus do Grupo Linguagem, Interação e Etnometodologia (GLIE) e são transcritos de acordo com o modelo Jefferson (2004) de transcrição. Para analisar também os elementos não verbais presentes, utilizamos a transcrição multimodal (Mondada, 2018). Os dados e as análises presentes nesta pesquisa mostram, à luz das perspectivas teórico-metodológicas da Análise da Conversa e da Etnomtedologia, de que maneira os alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal da Grande Vitória, demonstram apoio ou não ao que foi dito anteriormente -(des)afiliação seja de maneira corporal ou verbal, no mesmo turno do falante ou no turno seguinte. Nesse sentido, esse trabalho visa não só a discutir os conceitos de afiliação e desafiliação, mas como os mesmos podem ocorrer tanto de forma concomitante como subsequente, além de contribuir com os estudos sobre questões de gênero em cenários escolares. Palavras-chave: Afiliação, Temporalidade, Questões de gênero em cenários escolares,Análise da Conversa Multimodal.