FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS BRASILEIROS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E
DESEJÁVEIS
Nome: ANA SARA MANHABUSQUE GALVÃO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/01/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Orientador |
JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI | Examinador Externo |
MICHELINE MATTEDI TOMAZI | Suplente Interno |
PEDRO HENRIQUE WITCHS | Examinador Interno |
SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN | Suplente Externo |
Resumo: A oferta da língua inglesa na Educação Infantil tem se tornado uma realidade em muitos contextos brasileiros, fazendo com que a demanda por formação específica neste campo também esteja em foco. Tal área encontra-se entre a formação linguística (profissionais de Letras) e a formação pedagógica na área de desenvolvimento infantil (profissionais de Pedagogia). Entretanto, entendendo que é possível superar essa dicotomia, nossa proposta é ir além dos limites disciplinares dos cursos mencionados em busca de um olhar transdisciplinar sobre o contexto investigado. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar propostas curriculares dos cursos de Letras das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Federais e Estaduais) com foco na formação inicial de professores de inglês para atuação na Educação Infantil. Neste sentido, após pesquisa no site do E-MEC, 108 instituições foram elencadas para fazer parte da pesquisa. Dessas universidades, 89 ofertavam
o curso de Letras-Inglês ou Português-Inglês e, entre essas, 84 apresentavam
algum documento para dar continuidade à análise. Após a investigação, 15
universidades apresentaram abordagens voltadas a alcançar esse contexto em expansão. Com o intuito de também investigar as realidades locais dessas universidades, cinco instituições foram convidadas a participar de uma entrevista para esclarecer e expandir questões evidenciadas em seus documentos. Assim, por meio de reflexões com base nas teorias de currículo, transdisciplinaridade, formação de professores e língua inglesa para crianças, almejamos oferecer um panorama nacional e aspectos locais sobre a formação de profissionais para atuarem nessa área. Os resultados encontrados apresentam alguns diálogos possíveis. Ademais, as estratégias utilizadas por diversas universidades brasileiras apontam para possibilidades de pensar a formação de professores de língua inglesa para crianças como um espaço novo, intimamente relacionado com o contexto local e marcado por reflexões, questionamentos e problemáticas. Esperamos que esta pesquisa contribua para fortalecer os estudos na área da formação de professores para o ensino de língua inglesa para crianças.