Leitura e Produção de Textos em uma Perspectiva Dialógica: o Trabalho Com A
notícia do Site Sensacionalista em Sala de Aula.

Nome: JULIANE NOGUEIRA DE SÁ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 02/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDENIZE PONZO PERES Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Externo
PEDRO HENRIQUE WITCHS Examinador Interno

Páginas

Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo, e vinculase às atividades do Grupo de Pesquisa em Leitura e Produção de Textos/Ufes que, desde 2012, vem desenvolvendo pesquisas sobre leitura, produção de textos, materiais didáticos, gêneros do discurso, letramentos e formação docente, sob a luz da Linguística Aplicada e em diálogo, muitas vezes, com outras áreas do conhecimento. Esta pesquisa, intitulada “Leitura e produção de textos em uma perspectiva dialógica: o trabalho com a notícia do site Sensacionalista em sala de aula”, justifica-se pela elaboração e aplicação de uma sequência didática, com enfoque no gênero notícia, com o objetivo de perceber em que medida tal ferramenta didático-metodológica pode contribuir para o trabalho com leitura e produção textual na educação básica. Entre as notícias selecionadas, estão as veiculadas pelo site Sensacionalista, que remetem dialogicamente a textos anteriores e apresentam características singulares, como o humor e a ironia. São alguns objetivos deste trabalho: aplicar a sequência didática em uma turma de nível de fundamental de uma
escola pública; desenvolver um trabalho de análise e discussão acerca de
intertextualidade, ironia e humor, presentes, sobretudo, em notícias do site
Sensacionalista e analisar os resultados da sequência didática por meio dos episódios de sala de aula e das produções textuais dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa respalda-se teoricamente nos estudos de Bakhtin e seu Círculo (1993); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Koch, Bentes e Cavalcante (2012); Brait (2008); Geraldi (2015); Lopes-Rossi (2011); Rojo (2013), entre outros. O corpus compõe-se de cinco notícias, produzidas por alunos de uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município da Serra/ES. A partir da análise das notícias, considerando-se a produção inicial, os aspectos relativos aos episódios de sala de aula ocorridos durante a aplicação da sequência didática e a produção final da notícia, Os resultados dessas análises permitem corroborar que, pelo viés da intertextualidade
e de outros recursos utilizados pelo site, como o humor e a ironia, pode-se desenvolver a reflexão crítica dos alunos que, na produção dos textos, dizem muito sobre o local onde vivem.
Palavras-chave: Sequência didática. Notícia. Produção textual. Leitura. Dialogismo.

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