É humana a escravidão?: perguntas, respostas e produção de consenso na gestão da participação em sala de aula contemporânea
Nome: LORENA SILVA MARIANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/11/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA | Co-orientador |
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Suplente Interno |
INGRID FRANK | Examinador Externo |
LEILA MARIA TESCH | Suplente Externo |
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA | Examinador Interno |
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA | Coorientador |
Páginas
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever as trajetórias sequenciais, que se
constroem na fala-em-interação em sala de aula contemporânea, a partir da prática de
perguntar (HAYANO, 2013). Para isso, permanecemos por nove meses em uma escola
pública de ensino fundamental da rede municipal de um município da Grande Vitória/ES,
desenvolvendo um trabalho de campo, com observação participante junto a duas turmas
de oitavo ano. Isso resultou, no terceiro trimestre de 2018, na geração de
aproximadamente nove horas de dados audiovisuais. De maneira geral, a análise
interacional dos encontros voltou o seu olhar para as ações empenhadas pelos
participantes como con-sequências da prática de fazer perguntas conduzida pelo
professor, pois foi possível notar que as ações variam conforme a trajetória sequencial
desenhada pelas perguntas. Pautados nos pressupostos da Análise da Conversa (AC),
segmentamos, transcrevemos e analisamos cuidadosamente quatro excertos de fala-eminteração que evidenciam sequências de perguntas, e pontuamos o que isso produz para a
sequencialidade das interações. Como resultado, foi possível perceber que a prática de
perguntar na sala de aula investigada está a serviço da mobilização da participação, da
promoção da calibragem do conhecimento dos participantes e da produção de consenso,
o que nos leva a identificar duas trajetórias sequenciais distintas, com variações: (1)
quando o consenso é produzido, e (2) quando o consenso não é produzido pelos
participantes. Desse modo, esta dissertação busca contribuir com os estudos interacionais,
na medida em que avança na discussão acerca da sobreposição de vozes, sobretudo a
respeito das respostas em coro, além de contribuir também com os estudos em Linguística
Aplicada e/ou Gestão da Educação, enquanto fornece elementos importantes para se fazer
o confronto da teoria produzida atualmente sobre a gestão das relações e da participação
na sala de aula.
Palavras-chave: Formatos de pergunta. Respostas em sobreposição. Produção de
consenso. Fala-em-interação em sala de aula contemporânea.