“É humana a escravidão?”: perguntas, respostas e produção de consenso na gestão da participação em sala de aula contemporânea

Nome: LORENA SILVA MARIANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/11/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Co-orientador
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Suplente Interno
INGRID FRANK Examinador Externo
LEILA MARIA TESCH Suplente Externo
LUIS FERNANDO BULHÕES FIGUEIRA Examinador Interno
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Coorientador

Páginas

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever as trajetórias sequenciais, que se
constroem na fala-em-interação em sala de aula contemporânea, a partir da prática de
perguntar (HAYANO, 2013). Para isso, permanecemos por nove meses em uma escola
pública de ensino fundamental da rede municipal de um município da Grande Vitória/ES,
desenvolvendo um trabalho de campo, com observação participante junto a duas turmas
de oitavo ano. Isso resultou, no terceiro trimestre de 2018, na geração de
aproximadamente nove horas de dados audiovisuais. De maneira geral, a análise
interacional dos encontros voltou o seu olhar para as ações empenhadas pelos
participantes como con-sequências da prática de fazer perguntas conduzida pelo
professor, pois foi possível notar que as ações variam conforme a trajetória sequencial
desenhada pelas perguntas. Pautados nos pressupostos da Análise da Conversa (AC),
segmentamos, transcrevemos e analisamos cuidadosamente quatro excertos de fala-eminteração que evidenciam sequências de perguntas, e pontuamos o que isso produz para a
sequencialidade das interações. Como resultado, foi possível perceber que a prática de
perguntar na sala de aula investigada está a serviço da mobilização da participação, da
promoção da calibragem do conhecimento dos participantes e da produção de consenso,
o que nos leva a identificar duas trajetórias sequenciais distintas, com variações: (1)
quando o consenso é produzido, e (2) quando o consenso não é produzido pelos
participantes. Desse modo, esta dissertação busca contribuir com os estudos interacionais,
na medida em que avança na discussão acerca da sobreposição de vozes, sobretudo a
respeito das respostas em coro, além de contribuir também com os estudos em Linguística
Aplicada e/ou Gestão da Educação, enquanto fornece elementos importantes para se fazer
o confronto da teoria produzida atualmente sobre a gestão das relações e da participação
na sala de aula.
Palavras-chave: Formatos de pergunta. Respostas em sobreposição. Produção de
consenso. Fala-em-interação em sala de aula contemporânea.

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