: “Alguém sabe o que é isso?”: o gerenciamento de posturas
epistêmicas na ativação de conhecimento prévio.

Nome: IGOR JOSÉ SOUZA MASCARENHAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE JOSÉ PINTO CADILHE DE ASSIS JÁCOME Examinador Externo
IGOR CASTILHO PORSETTE Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Examinador Interno
LUCYENNE MATOS DA COSTA VIEIRA-MACHADO Suplente Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Resumo: “Alguém sabe o que é isso?”: o gerenciamento de posturas epistêmicas na ativação de conhecimento prévio.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais recursos interacionais são mobilizados na fase de ativação de conhecimentos prévios em aula de inglês como língua adicional para uma turma do 5º do ensino fundamental em uma escola pública na Grande Vitória, cujos alunos possuem entre 10 a 12 anos de idade. Os dados gerados durante cinco aulas que compuseram uma sequência de atividades construída a partir das perspectivas dos multiletramentos, letramentos digitais e letramento crítico, receberam um tratamento analítico com base nos procedimentos condizentes com a perspectiva da Análise da Conversa (AC). Em outras palavras, os dados, após gerados, segmentados, transcritos e analisados, nos possibilitaram direcionar um olhar minucioso para os episódios de interação nas práticas de ativação de conhecimento prévio. Através de um trabalho minucioso de análise dos dados, investigamos como as posturas epistêmicas dos participantes sofrem transformações à medida que existe uma abertura de espaço para participação menos controlada, uma vez que a criação de oportunidades de produção mútua de conhecimento caracteriza a fala-em-interação em sala de aula contemporânea. A partir dessa análise, esta pesquisa identificou dois padrões sequenciais na interação: o primeiro, composto por pré-expansões encurtadas, em que os statuses epistêmicos são demonstrados de tal modo que os participantes sequer precisam implementar verbalmente todos os componentes da sequência pré-expandida desenhada. Já o segundo padrão, ao contrário, é composto de pós-expansões ampliadas, nas quais se abre um ambiente propício aos participantes demonstrarem os seus statuses epistêmicos somente após a segunda parte de um par adjacente de base (SPPbase). Tais resultados nos permitiram promover discussões e reflexões pertinentes, tanto para a formação de professores de línguas, quanto para as discussões relacionadas ao ensino de inglês como língua adicional no contexto de uma rede pública de ensino fundamental, além de, também, contribuir com as discussões relacionadas aos conceitos de sequencialidade e episteme dentro da perspectiva da AC.

Palavras-chave: episteme; warm-up; ativação de conhecimento prévio; expansão de sequências; fala-em-interação em sala de aula contemporânea.

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