A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE UMA SUJEIÇÃO INVISIBILIZADA
Nome: NAARA DE CARVALHO RÊLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/07/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANTÔNIO CARLOS GOMES | Examinador Externo |
FERNANDA BORGES FERREIRA DE ARAÚJO | Suplente Externo |
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Orientador |
MICHELINE MATTEDI TOMAZI | Suplente Interno |
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR | Examinador Interno |
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar como são representadas as mulheres em livros didáticos (LD) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizadasquatrocoleções aprovadasno Programa Nacional do Livro e do Material Didático Didático (2019),de acordo com o critério deserem as mais distribuídas no Brasil pelo PNLD: 1. Geração Alpha Língua Portuguesa (2018), de Cibeli Lopresti Costa e Greta Marchetti; 2. Português: conexão e uso (2018), de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho; 3. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem (2018), de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi; 4.Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2018), de Marisa Balthasar e Shirley Goulart. Para a realização da análise, estuda-se os livros didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), a fim de verificar se há uma sujeição invisibilizada da mulher. A pesquisa, portanto, tem como ponto de partida a seguinte questão: Quais representações da mulher são veiculadas e construídas a partir dos textos presentes nos LDLP? Nesse contexto,discute-sea representação da mulher nos livros didáticoseseus possíveis desdobramentos para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Busca-se mostrar, com este trabalho, as rupturas e permanências nessas representações e, de certo modo, no ensino de Língua Portuguesa. Para tal tarefa, em primeiro lugar,apresenta-se o conceito de gênero, identidade e representação eproblematiza-seo livro didático enquanto instrumento ideológico e cultural bem como a presença da mulher na historiografia. Em um segundo momento,verifica-se,nos textos verbais e não-verbais desses materiais, a caracterização, estereotipada ou não, da mulher: os papéis sociais, espaços eas esferas de atividades que lhe foram preferencialmente atribuídos. Além disso, discute-secomo asideologiasexistentesno LDLP, que não podemser compreendidascomo mero instrumento de transmissão de informação, significampara e na relação entre sujeitos, levando em consideração as várias posições enunciativas e o contexto histórico mais amplo em que se produz o discurso.Palavras-chave:Gênero.Livros didáticos.Ensino de Língua Portuguesa.Representaçõesda mulher.