A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA
PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE UMA SUJEIÇÃO INVISIBILIZADA

Nome: NAARA DE CARVALHO RÊLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/07/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS GOMES Examinador Externo
FERNANDA BORGES FERREIRA DE ARAÚJO Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Suplente Interno
RIVALDO CAPISTRANO DE SOUZA JÚNIOR Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar como são representadas as mulheres em livros didáticos (LD) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizadasquatrocoleções aprovadasno Programa Nacional do Livro e do Material Didático Didático (2019),de acordo com o critério deserem as mais distribuídas no Brasil pelo PNLD: 1. Geração Alpha Língua Portuguesa (2018), de Cibeli Lopresti Costa e Greta Marchetti; 2. Português: conexão e uso (2018), de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho; 3. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem (2018), de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi; 4.Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem (2018), de Marisa Balthasar e Shirley Goulart. Para a realização da análise, estuda-se os livros didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), a fim de verificar se há uma sujeição invisibilizada da mulher. A pesquisa, portanto, tem como ponto de partida a seguinte questão: Quais representações da mulher são veiculadas e construídas a partir dos textos presentes nos LDLP? Nesse contexto,discute-sea representação da mulher nos livros didáticoseseus possíveis desdobramentos para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Busca-se mostrar, com este trabalho, as rupturas e permanências nessas representações e, de certo modo, no ensino de Língua Portuguesa. Para tal tarefa, em primeiro lugar,apresenta-se o conceito de gênero, identidade e representação eproblematiza-seo livro didático enquanto instrumento ideológico e cultural bem como a presença da mulher na historiografia. Em um segundo momento,verifica-se,nos textos verbais e não-verbais desses materiais, a caracterização, estereotipada ou não, da mulher: os papéis sociais, espaços eas esferas de atividades que lhe foram preferencialmente atribuídos. Além disso, discute-secomo asideologiasexistentesno LDLP, que não podemser compreendidascomo mero instrumento de transmissão de informação, significampara e na relação entre sujeitos, levando em consideração as várias posições enunciativas e o contexto histórico mais amplo em que se produz o discurso.Palavras-chave:Gênero.Livros didáticos.Ensino de Língua Portuguesa.Representaçõesda mulher.

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