O ensino de Inglês para a Educação Infantil: a visão de educadoras sobre sua formação, seu papel como professoras e objetivos de ensino

Nome: MARINA MARCIA DE FREITAS ROSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI Examinador Externo
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Examinador Interno
SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN Suplente Externo

Resumo: Temos testemunhado nos últimos anos o aumento de demanda quanto ao ensino de
inglês para crianças cada vez mais novas (GIMENEZ; TONELLI, 2013), tal realidade
traz à tona a questão da lacuna na preparação dos profissionais que irão atuar
nesse ensino, e que precisam estar sensibilizados e ter conhecimento específico
para lidar com este público (CAMERON, 2001). Tal sensibilização implica,
sobretudo, na relevância de os professores não apenas refletirem sobre seu papel
como educadores, como também sobre os objetivos a serem alcançados com o
ensino de língua estrangeira para crianças (LEC), em especial o inglês. O cenário
se apresenta ainda mais complexo devido à falta de parâmetros oficiais que
direcionem e orientem o trabalho do professor para o ensino de inglês para séries
iniciais e para a Educação Infantil (TONELLI; CRISTOVÃO, 2010). A partir desta
perspectiva, o objetivo desta pesquisa é investigar a percepção de professores (as)
de inglês da Educação Infantil da Grande Vitória sobre sua formação, seu papel no
processo de ensino-aprendizagem e objetivos do ensino de Língua Inglesa (LI) para
esta faixa etária. A metodologia utilizada no estudo é de base qualitativa -
interpretativa e os procedimentos e instrumentos para a geração de dados se deram
por meio de questionário, e condução de grupo focal e entrevistas. As professoras
participantes relataram diversos desafios enfrentados ao se trabalhar nesta
realidade, bem como questões para se pensar em parâmetros oficiais para o ensino
de inglês para Educação Infantil. Os resultados encontrados apontam para a
necessidade de maior abertura e fomento ao diálogo sobre o ensino de inglês para
Educação Infantil, a importância da formação de professores de inglês para
crianças, bem como trazem variadas visões quanto ao objetivo deste ensino e
quanto ao papel das educadoras. Esperamos que este trabalho contribua para
fortalecer discussões e estudos na área de ensino-aprendizagem de LI para
crianças, fomentando reflexões sobre formação docente e parâmetros oficiais para a
Educação Infantil.
Palavras-chave: Ensino de inglês para crianças, Educação Infantil, Formação de
professores.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910