FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E INTERNACIONALIZAÇÃO: VISÕES DE PROFESSORES-RESIDENTES DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Nome: CAROLINA FRANCISCO FERNANDES DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
DANIEL DE MELLO FERRAZ Suplente Interno
GUILHERME JOTTO KAWACHI Examinador Externo
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Examinador Interno
SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN Suplente Externo

Resumo: O presente trabalho propõe-se a investigar a formação inicial de professores de Inglês na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), dando foco, mais precisamente, às contribuições do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) no processo de formação docente. O IsF faz parte da Política Linguística de Internacionalização das universidades brasileiras e foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o propósito de apoiar as universidades federais no desenvolvimento linguístico de sua comunidade acadêmica por meio da oferta de cursos de idiomas voltados para propósitos específicos e/ou acadêmicos, bem como programa de residência para professores em formação. Pretendeu-se com esta pesquisa refletir sobre a perspectiva dos professores de inglês em formação no Curso de Licenciatura em Letras – Inglês da UFES que tiveram oportunidade de atuar como professores-residentes no IsF. Para tanto, a metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, uma vez que situa o pesquisador como observador do mundo e concentra-se nas relações sociais, nas crenças, nos valores e nas atitudes dos indivíduos (DENZIN; LINCOLN, 2006), no caso em questão, o professor de inglês. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: um questionário para selecionar os participantes com perfil adequado ao foco deste estudo, e uma entrevista individual com os nove participantes selecionados. Os resultados apontaram que a) o conceito de internacionalização não parecer estar claro para nenhum dos participantes b) todos os participantes associaram o conceito de internacionalização à língua inglesa; c) todos os participantes demonstraram ter alguma consciência crítica acerca do papel do inglês no mundo global; d) todos os participantes julgaram a experiência no programa IsF de forma positiva apesar de difícil em determinados aspectos; e) a maioria dos participantes alegou que o principal aprendizado com o programa foi o desenvolvimento da habilidade de desenvolver materiais didáticos; f) a maioria dos participantes apresentou reflexos positivos na autoestima após a experiência no programa. Com este trabalho, esperamos contribuir para a reflexão e aprimoramento dos cursos de formação de professores de inglês ao indicar as particularidades do programa que causaram impacto positivo no desenvolvimento dos participantes e que podem ser replicadas.

Palavras-chave: Formação de professores. Inglês para Propósitos Específicos. Inglês sem Fronteiras.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910