FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E INTERNACIONALIZAÇÃO: VISÕES DE PROFESSORES-RESIDENTES DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Nome: CAROLINA FRANCISCO FERNANDES DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/03/2020
Orientador:
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Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Orientador |
Banca:
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Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Orientador |
DANIEL DE MELLO FERRAZ | Suplente Interno |
GUILHERME JOTTO KAWACHI | Examinador Externo |
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Examinador Interno |
SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN | Suplente Externo |
Resumo: O presente trabalho propõe-se a investigar a formação inicial de professores de Inglês na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), dando foco, mais precisamente, às contribuições do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) no processo de formação docente. O IsF faz parte da Política Linguística de Internacionalização das universidades brasileiras e foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o propósito de apoiar as universidades federais no desenvolvimento linguístico de sua comunidade acadêmica por meio da oferta de cursos de idiomas voltados para propósitos específicos e/ou acadêmicos, bem como programa de residência para professores em formação. Pretendeu-se com esta pesquisa refletir sobre a perspectiva dos professores de inglês em formação no Curso de Licenciatura em Letras Inglês da UFES que tiveram oportunidade de atuar como professores-residentes no IsF. Para tanto, a metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, uma vez que situa o pesquisador como observador do mundo e concentra-se nas relações sociais, nas crenças, nos valores e nas atitudes dos indivíduos (DENZIN; LINCOLN, 2006), no caso em questão, o professor de inglês. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: um questionário para selecionar os participantes com perfil adequado ao foco deste estudo, e uma entrevista individual com os nove participantes selecionados. Os resultados apontaram que a) o conceito de internacionalização não parecer estar claro para nenhum dos participantes b) todos os participantes associaram o conceito de internacionalização à língua inglesa; c) todos os participantes demonstraram ter alguma consciência crítica acerca do papel do inglês no mundo global; d) todos os participantes julgaram a experiência no programa IsF de forma positiva apesar de difícil em determinados aspectos; e) a maioria dos participantes alegou que o principal aprendizado com o programa foi o desenvolvimento da habilidade de desenvolver materiais didáticos; f) a maioria dos participantes apresentou reflexos positivos na autoestima após a experiência no programa. Com este trabalho, esperamos contribuir para a reflexão e aprimoramento dos cursos de formação de professores de inglês ao indicar as particularidades do programa que causaram impacto positivo no desenvolvimento dos participantes e que podem ser replicadas.
Palavras-chave: Formação de professores. Inglês para Propósitos Específicos. Inglês sem Fronteiras.