PESQUISA-AÇÃO em Ensino Híbrido: Reflexões Sobre uma Proposta de Sala de Aula de Inglês Invertida e Expandida Através do Edmodo

Nome: VALESKA FAVORETTI SERAFIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO RODRIGUES MEIRELES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADOLFO TANZI NETO Examinador Externo
ALEXSANDRO RODRIGUES MEIRELES Orientador
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
LILIAN BACICH Suplente Externo
LUCIANO NOVAES VIDON Suplente Interno

Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é compreender quais as possibilidades e os
desafios de uma sala de aula de inglês invertida e expandida através do Edmodo pelas perspectivas da professora pesquisadora e dos seus vinte e sete alunos participantes. Este estudo foi realizado no curso de Letras Português-Inglês de uma instituição de ensino superior privada no estado do Espírito Santo, Brasil, e é caracterizado como sendo uma pesquisa-ação que segue dois ciclos de planejamento, ação, observação e reflexão. O primeiro ciclo se refere à preparação para a inversão e expansão da sala de aula de inglês e o segundo se refere a esse processo em si. Os dados foram coletados através de anotações, capturas de tela do Edmodo e um questionário online seguido de uma entrevista em grupo focal. A respeito desses dois últimos instrumentos de coleta, eles foram aplicados aos alunos participantes ao final do segundo ciclo – os vinte e sete alunos participantes responderam a um questionário on-line e nove deles foram selecionados para uma entrevista em grupo focal que buscou ampliar os dados obtidos nesse questionário, seguindo, assim, uma metodologia mista para a finalização deste estudo. O Edmodo, uma rede social de aprendizagem (RSA), tornou-se ferramenta fundamental para se trabalhar com um grupo heterogêneo de alunos, principalmente, no que concerne aos diferentes níveis de conhecimento em língua inglesa. Pela perspectiva da professora pesquisadora, algumas das possibilidades encontradas incluem a expansão da sala de aula no ciberespaço e a conexão com outros professores e alunos de LI através do Edmodo. Já alguns de seus principais desafios englobam atender a todos os alunos participantes no ambiente presencial e despender mais tempo para planejamento. De acordo com os alunos participantes, algumas das possibilidades encontradas compreendem a aprendizagem a qualquer momento e em qualquer lugar, a conexão com pessoas de outros países e, principalmente, a divisão em grupos de acordo com suas necessidades. Quanto a alguns dos desafios mencionados, eles incluem a falta de tempo e vontade para estudar antecipadamente, limitações tecnológicas e linguísticas e a necessidade da presença física do professor para explicar conteúdos.

Palavras-chave: Ensino híbrido. Sala de aula invertida e expandida. Ensino e
aprendizagem de Língua Inglesa. Edmodo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910