A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA
PROPOSTA DE MATRIZ MULTIDIMENSIONAL DE (AUTO) AVALIAÇÃO

Nome: GABRIEL BRITO AMORIM
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 19/02/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
DANIEL DE MELLO FERRAZ Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
JOYCE WASSEM Suplente Externo
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Páginas

Resumo: A internacionalização do ensino superior, entendida como o processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global no ensino, pesquisa e extensão do ensino superior (KNIGHT, 2003) tem sidotema central de discussão e pauta das instituições de ensino superior (IES) brasileiras desde a criação do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), extinto em 2015. Além do CsF, outros programas, políticas e incentivos governamentais para a internacionalização como o Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o Capes PrInt tem afetado esse processo nas IES brasileiras. Segundo teóricos da área (por exemplo LIMA; MARANHÃO, 2009, FINARDI; GUIMARÃES, 2017) o processo de internacionalização das IES brasileiras ainda é incipiente, passivo e reativo. Partindo da visão de Selasi (2014) da identidade e (inter)nacionalidade como conceitos inseridos em contextos multidimensionais considerados pela perspectiva das experiências, da visão de Bloommaert (2010) de que a internacionalização é uma consequência da globalização, quegera tanto riqueza quanto pobreza, sendo que a internacionalização situada poderia atenuar os impactos negativos da globalização e de noções da área de avaliação (STUFFLEBEAM, 1968; 1971; RAUPP; REICHLE, 2003) que sugerem que uma ferramenta avaliativa diagnóstica contextualizada e calibrada é essencial para o desenvolvimento de projetos/programas, esta tese tem como objetivo principal construir uma matriz multidimensional de (auto) avaliação do processo de internacionalização institucional. A matrizfoi elaborada com base em Knight (2004), Amorim e Finardi (2017) e Finardi et al. (no prelo) bem como em documentos como as Orientações para a Elaboração de Políticas Linguísticas para a Internacionalização do Ensino Superior da FAUBAI (2017), o Guia EMI 2018-2019 e os critérios da CAPES para pós-graduação.A matriz proposta engloba 86 indicadores distribuídos nos 3 pilares da universidade –Ensino, Pesquisa e Extensão –que por sua vez se relacionam com 3 categorias de análise, quais sejam: Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa. A partir da análise e triangulação das dimensões e categorias da matriz, 3 classificações são sugeridas para a (auto) avaliação das IES, a saber: Internacionalizada, Engajada e Emergente. Em termos metodológicos esta tese se classifica como de cunho qualitativo (CRESWELL, 2007) sendo que a construção da matriz se baseou na metodologia do desenvolvimento (RICHEY; NELSON; KLEIN, 1999; VAN DEN AKKER, 1999; BOTTENTUIT JÚNIOR, 2001). A análise da pilotagem da matriz, implementada na UFES, se deu em duas etapas sendo a primeira de respostas à matriz e a segunda de feedbacksobre a matriz. Os resultados da análise da matriz proposta sugerem que os 86 indicadores refletem bem as categorias e dimensões propostas para a classificação da internacionalização das IES ainda que ajustes possam ser feitos no sentido de desmembrar ou eliminar alguns indicadores. O estudo conclui que a matriz proposta representa uma importante contribuição para (auto)avaliaçãodas IES. Além disso, concluímos que a matriz se apresenta como um instrumento unificado relevante para possibilitar as IES uma (auto)avaliação do processo de internacionalização dentro da tríade –Ensino, Pesquisa e Extensão –nas categorias de Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa. Espera-se que a (auto)avaliação propiciada pela matriz auxilie as IES a pensarem em um processo de internacionalização mais localmente situado/relevante sem perder sensibilidade para o contexto global.

Palavras-chave:Internacionalização. Ensino Superior. Avaliação.Matriz de Avaliação.

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