EDUCAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA E QUESTÕES DE GÊNERO E FEMINISMO NO CURSO DE LETRAS INGLÊS

Nome: ISABELE VIANNA NOGAROL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/02/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DANIEL DE MELLO FERRAZ Orientador
FABIANA POÇAS BIONDO ARAUJO Examinador Externo
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Coorientador
MICHELINE MATTEDI TOMAZI Examinador Interno

Resumo: Por meio desta pesquisa de mestrado, pretende-se investigar a formação de
professores do curso de Letras Inglês e compreender de quais formas os temas
feminismo e gênero estão presentes nessa formação. Buscamos embasamento
teórico em Louro (1997) e Butler (1999), para quem o conceito de gênero faz
parte da identidade do sujeito. Gênero circula em ambientes de prática social
diariamente, tais como religião, ambientes de trabalho e ambientes
educacionais. Silvestre (2015) complementa que “(...) a escola tem a
responsabilidade de oferecer o acesso a LEs/LAs para que os/as aprendizes
possam: conhecer, participar e dar novos contornos à própria realidade; transitar
na diversidade; refletir sobre o mundo em que se vive e agir crítica e
criativamente” (SILVESTRE, 2015, p. 64). Logo, busca-se responder às
perguntas: As formações docentes se preocupam com as discussões sobre
gêneros e sexualidades em suas práticas pedagógicas e currículos? Os estudos
de gênero e sexualidades podem contribuir para a formação de professores? Os
professores de inglês são capacitados para lidar com a educação crítica e as
teorias feministas em sua formação? Baseada em André (2008) e em Creswell
(2009), essa pesquisa é qualitativa e etnográfica, na qual descrevemos e
analisamos visões, entendimentos e hábitos culturais de determinados grupos
em seus contextos, aulas no curso de Letras-Inglês, levando as minhas
interpretações e o contexto de alguns grupos de alunos e professores em
consideração durante a análise. Realizou-se uma coleta e análise de dados de
forma qualitativa, na qual fizemos uso de entrevistas e rodas de conversas com
professores e alunos e observações de aulas com o objetivo de compreender
melhor como essas perspectivas estão presentes no ambiente em questão.
Dessa forma, foi possível constatar que feminismo e gênero, mesmo que
timidamente em alguns momentos, são temas que preocupam docentes e
discentes dos grupos específicos analisados durante a pesquisa.
Palavras-chave: formação de professores; feminismo; equidade de gênero

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