PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Nome: VAGNO VALES LACERDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Orientador
DANIEL DE MELLO FERRAZ Coorientador
LUCIANO NOVAES VIDON Suplente Interno
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Examinador Interno
SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN Examinador Externo

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Resumo: RESUMO
No contexto contemporâneo e pós-moderno, permeado pelos avanços tecnológicos
dos últimos anos, é desejável que a educação rompa com o sistema tradicional de
ensino, que é pautado em práticas de séculos passados. Com isso, a complexidade
envolvida no ensino de línguas estrangeiras demanda um repensar constante de
práticas de ensino e de aprendizagem de modo que contemplem a produção do
conhecimento de forma crítica, reflexiva, integradora e colaborativa, como também
que sejam capazes de conduzir os alunos a uma ressignificação de seu conhecimento
e de suas realidades econômica, cultural e social. Para sustentar esse repensar das
práticas, esta pesquisa busca fundamentação teórica nos estudos da educação
crítica, dos letramentos digitais e da linguística aplicada, numa perspectiva crítica e
reflexiva. O objetivo é investigar como os professores de língua inglesa em formação
inicial compreendem a utilização das tecnologias em sala de aula, nos âmbitos
teóricos e pedagógicos. Para tanto, é necessário recorrer aos procedimentos
estabelecidos na pesquisa qualitativa de base etnográfica, por entender que este tipo
de pesquisa propõe uma reflexão pautada no rompimento de mecanismos de
dominação e opressão, além de abarcar contextos permeados pela multiplicidade de
sentidos, conhecimentos e valores. Os resultados revelam que os professores em
formação inicial compreendem que a utilização das tecnologias digitais nas aulas de
línguas é importante para que haja a valorização da realidade do aluno, embora, na
visão deles, as escolas não estão preparadas estrutural e pedagogicamente para tal
utilização. Diante dessa ausência de estruturas escolares adequadas para práticas de
ensino contextualizadas, denunciada pelos participantes desta pesquisa, fica evidente
a necessidade de ampliar as discussões acerca de políticas educacionais e
linguísticas.
Palavras-chave: Avanços tecnológicos; línguas estrangeiras; educação crítica;
professores de língua inglesa em formação inicial; políticas educacionais e
linguísticas.

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