Identidades na Aula de Língua Inglesa em uma Escola Pública: uma Perspectiva Decolonial

Nome: RAFAELLA MACHADO DOS SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/12/2019

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA MACHADO DE ALMEIDA MATTOS Examinador Externo
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Suplente Interno
DANIEL DE MELLO FERRAZ Orientador
LEINA JUCÁ Coorientador
LUCIANO NOVAES VIDON Examinador Interno

Resumo: Fundamentada na perspectiva decolonial e com o aporte dos estudos culturais
e contribuições teórico-metodológicas da Linguística Aplicada Crítica, o
propósito desta pesquisa é problematizar os atravessamentos constitutivos dos
processos de construção de identidades por meio da língua inglesa. Localizada
na pós-modernidade, a perspectiva decolonial vem denunciar o mito da
modernidade, que sustenta as estruturas coloniais de poder e de conhecimento.
Apresentada como possibilidade de romper com as narrativas hegemônicas, ela
questiona os modos de produção de conhecimentos válidos, para que os
sujeitos historicamente oprimidos possam enfim narrar suas próprias histórias.
Por meio de uma pesquisa-ação participativa engajada em ouvir e legitimar as
experiências individuais dos alunos, propomos uma reflexão crítica sobre seus
processos de identificação e subjetificação, constituídos em meio a dissensos
comuns às práticas sociais, em um contexto globalizado dominado pela língua
inglesa. O intuito é gerar uma transformação do eu a partir de uma outra
concepção sobre quem é o Outro, facilitado por um projeto pedagógico que
apresenta potencial de suscitar questionamentos sobre nossas identidades,
múltiplas e descentradas, e sobre como fixamos a diferença. Conceber a língua
como fato social, sem negar o contexto e as condições sociais e históricas de
produção da linguagem, é uma postura de resistência contra as estruturais
imposições de valores sobre nossos sistemas de representação, constituídos
em meio a relações desiguais de poder. Tais relações marginalizam aqueles que
não se enquadram numa ordem normativa pré-estabelecida e, por isso,
pretendem produzir verdades sobre sujeitos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910