Affordances da abordagem Híbrida do Ensino-Aprendizagem de Inglês e Formação de Professores
Nome: ANA LAURA SILVA DE CASTRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/12/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN | Examinador Interno |
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Suplente Interno |
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI | Orientador |
MICHELE SALLES EL KADRI | Examinador Externo |
RENATA ARCHANJO | Examinador Externo |
Resumo: A fim de refletir sobre o papel das NTIC na formação de professores de inglês, este estudo analisa as affordances (VAN LIER, 2004) entendidas como potencialidades e limitações, proporcionadas pelas ferramentas digitais de abordagens híbridas que integram as NTIC no ensino presencial e online durante o processo formativo de professores de inglês. Assim, o objetivo principal deste trabalho é compreender as affordances de abordagens híbridas como MALL (Mobile Assisted Language Learning) (HULME; SHIELD, 2008) e a sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2012) na formação de professores de inglês, de acordo com a perspectiva da professora-pesquisadora e dos professores em formação, por meio da análise de suas potencialidades e limitações. O estudo é de cunho etnográfico e se configura como um estudo de caso (DIVAN; OLIVEIRA, 2007) com Observação Participante (KAWULICH, 2005) realizado com professores formadores e em pré-serviço da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Letras Inglês de uma universidade federal do Sudeste. A análise dos dados, de maneira geral, mostra que as affordances percebidas são o uso de abordagens híbridas para motivação dos alunos, introdução do letramento digital, possibilidade de personalização e adaptação do conteúdo e plano de aula, enquanto que as limitações são o trabalho extra que o uso de abordagens híbridas requer, a falta de recursos e políticas públicas que garantam a presença e funcionamento das NTIC dentro das escolas públicas. O estudo conclui que é necessário ampliar as pesquisas sobre o uso de abordagens híbridas na formação inicial de professores de L2, em formações continuadas e em práticas de professores de L2 para a conscientização e aproveitamento das affordances que essas podem oferecer.