Affordances da abordagem Híbrida do Ensino-Aprendizagem de Inglês e Formação de Professores

Nome: ANA LAURA SILVA DE CASTRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
KYRIA REBECA NEIVA DE LIMA FINARDI Orientador
MICHELE SALLES EL KADRI Examinador Externo
RENATA ARCHANJO Examinador Externo

Resumo: A fim de refletir sobre o papel das NTIC na formação de professores de inglês, este estudo analisa as affordances (VAN LIER, 2004) entendidas como potencialidades e limitações, proporcionadas pelas ferramentas digitais de abordagens híbridas que integram as NTIC no ensino presencial e online durante o processo formativo de professores de inglês. Assim, o objetivo principal deste trabalho é compreender as affordances de abordagens híbridas como MALL (Mobile Assisted Language Learning) (HULME; SHIELD, 2008) e a sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2012) na formação de professores de inglês, de acordo com a perspectiva da professora-pesquisadora e dos professores em formação, por meio da análise de suas potencialidades e limitações. O estudo é de cunho etnográfico e se configura como um estudo de caso (DIVAN; OLIVEIRA, 2007) com Observação Participante (KAWULICH, 2005) realizado com professores formadores e em pré-serviço da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Letras Inglês de uma universidade federal do Sudeste. A análise dos dados, de maneira geral, mostra que as affordances percebidas são o uso de abordagens híbridas para motivação dos alunos, introdução do letramento digital, possibilidade de personalização e adaptação do conteúdo e plano de aula, enquanto que as limitações são o trabalho extra que o uso de abordagens híbridas requer, a falta de recursos e políticas públicas que garantam a presença e funcionamento das NTIC dentro das escolas públicas. O estudo conclui que é necessário ampliar as pesquisas sobre o uso de abordagens híbridas na formação inicial de professores de L2, em formações continuadas e em práticas de professores de L2 para a conscientização e aproveitamento das affordances que essas podem oferecer.

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