ÍNDICES DE COMPETITIVIDADE EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO
LÍNGUA ESTRANGEIRA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: MÁRCIO CLÁUDIO DOS REIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CLAUDIA PETERS SALGADO Suplente Externo
CLAUDIA JOTTO KAWACHI FURLAN Examinador Interno
MAYARA DE OLIVEIRA NOGUEIRA Suplente Interno
PAULO CORTES GAGO Examinador Externo
ROBERTO PEROBELLI DE OLIVEIRA Orientador

Resumo: Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental de um dos
municípios que compõem a região metropolitana da Grande Vitória (ES) e tem como
cenário algumas aulas de língua inglesa ocorridas em duas turmas do 1º ano cujos
alunos, em processo de letramento inicial, têm entre 6 e 7 anos de idade. Os dados
foram gerados, segmentados, analisados e transcritos dentro da perspectiva da Análise
da Conversa Etnometodológica (ACE), sendo que Episódios Competitivos,
constituídos como segmentos analisáveis da fala-em-interação em ambiente
institucional escolar, puderam ser emicamente percebidos e desmonstrados. Com o
objetivo de investigar de que forma esses Espisódios Competitivos se configuram no
cenário pesquisado, debruçamos, na análise dos dados, sobre dois modelos de
Episódios Competitivos: no primeiro, a representante da instituição apresenta a
competição como um valor da sociedade a ser vivenciado, em especial, por um dos
participantes que demonstra não haver ainda se alinhado a tal proposta e, no segundo,
quando a competição é fomentada pela representante da instituição como parte de uma
atividade em grupo, desencadeia uma disputa entre dois participantes de grupos
distintos, os quais indicializam seu engajamento na competição não só por meio da
produção de fala, mas também através de outros elementos multimodais. A partir dessa
análise, este trabalho visa a prover oportunidade de reflexões teórico-metodológicas
importantes para a formação de professores de línguas, além de contribuir com os
estudos sobre ensino de inglês como língua adicional na condição de componente
curricular obrigatório para a formação de crianças na primeira fase do ensino
fundamental.

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