Educação Neoliberal, Escolas Tecnicistas e Ensino de Língua Inglesa:Conexões e Tensões
Nome: MARIANNE VIEIRA GUIMARÃES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/05/2018
Banca:
Nome | Papel |
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ANA PAULA MARTINEZ DUBOC | Suplente Externo |
DANIEL DE MELLO FERRAZ | Orientador |
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI | Suplente Interno |
LUCIANO NOVAES VIDON | Examinador Interno |
LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE SOUZA | Examinador Externo |
Resumo: RESUMO
À luz da pedagogia crítica e das teorias de educação crítica em línguas estrangeiras
e por meio de autores como Freire (1975, 1986, 1991, 1997, 2009, 2011), Giroux
(1997), Menezes de Souza (2011), Duboc (2009, 2012) e Ferraz (2012, 2013, 2015),
entre outros, este estudo busca retomar reflexões quanto ao papel da escola e, mais
especificamente, quanto ao entendimento de professores e alunos de um dos
institutos tecnológicos federais do estado do Espírito Santo (IFES), do porquê de se
ensinar e aprender Inglês em tempos nos quais a educação neoliberal se mostra
condutora de imaginários que perpetuam a visão do inglês como língua franca, global
e hegemônica. Outrossim, sendo um produto historicamente decorrente da Revolução
Industrial, a Educação Tecnicista demonstra interesse em uma escola
ideologicamente ligada às necessidades do mercado econômico, que pode estar
disseminando um discurso de que o inglês é a língua que o mercado necessita, sem
expor outras perspectivas que perpassam esse discurso. Através de entrevistas e
observações de aulas em um campus do IFES, buscamos compreender conexões e
tensões expostas pelos participantes e analisar os documentos institucionais a fim de
problematizar supostas influências dos ideais neoliberais no ensino e aprendizagem
de língua inglesa em um instituto tecnológico. Assim, buscamos responder a algumas
questões: a língua inglesa é considerada um instrumento de qualificação para o
mercado de trabalho ou uma língua que pode colaborar com a formação de cidadãos
críticos? Poderia ser ambas as visões? De caráter qualitativo e de cunho etnográfico,
por meio de observação e gravação de aulas, análise documental e rodas de conversa
com discentes e docentes, esta pesquisa busca entender o papel da língua inglesa na
educação tecnicista do ES.
PALAVRAS-CHAVE: Neoliberalismo. Educação tecnicista. Educação crítica. Língua
inglesa.