A escrita surda como elaé: análise da iconicidade em textos de usuários da LIBRAS
Nome: SILVANIA DUELES DA CRUZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/09/2017
Banca:
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Papel |
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ALEXSANDRO RODRIGUES MEIRELES | Examinador Interno |
LÚCIA HELENA PEYROTON DA ROCHA | Orientador |
MARILIA BLUNDI ONOFRE | Suplente Externo |
VIOLETA VIRGINIA RODRIGUES | Examinador Externo |
Resumo: O estudo apresenta uma análise da produção escrita do aluno surdo usuário da
LIBRAS sob a ótica de um dos princípios do Funcionalismo: a iconicidade. A
partir das manifestações desse princípio postuladas por teóricos norte-
americanos e dos dispositivos icônicos elencados por Taub (2004), o trabalho
busca, na medida em que também apresenta aspectos da sintaxe espacial da
Língua Brasileira de Sinais, identificar os subprincícios e dispositivos icônicos
motivadores das construções e escolhas sintáticas que constituem a produção
escrita do surdo usuário dessa modalidade como L1. A aprendizagem da
modalidade escrita da língua portuguesa é reconhecida, nesta pesquisa, como
um desafio em sala de aula e por isso, a necessidade da compreensão das
motivações do aluno surdo em suas construções sintáticas tanto na língua
sinalizada, quanto na oral escrita. A partir das análises dos registros
encontrados, a pesquisa sinaliza para propostas e estratégias de ensino da
modalidade escrita da língua portuguesa que utilizem as relações icônicas
como um recurso que venha otimizar o processo de aprendizagem. De textos
coletados em salas de recursos, bem como em aulas regulares de Língua
Portuguesa, mostra os registros de estruturas mais recorrentes encontradas no
referido corpus, associando tais estruturas aos dispositivos icônicos presentes
na sintaxe espacial da LIBRAS , o que torna o texto da pessoa surda
iconicamente motivado, caracterizado por arranjos semelhantes aos da língua
sinalizada. Deste modo, além de promover um estudo sobre a relevância dos
subprincípios icônicos no português escrito do aluno surdo, o trabalho pretende
propiciar uma mudança no olhar sobre suas produções escritas e, através do
reconhecimento de que os dispositivos icônicos presentes na LIBRAS se
refletem em seus textos, levar os que com tais textos têm contato a uma
melhor compreensão dos mesmos, ou seja, a conhecer a Escrita Surda como
ela é.