A articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do TCC: análise de uma turma de Pós Proeja na EaD

Nome: LUCIANE FERREIRA LACERDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/05/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS GOMES Examinador Externo
DANIEL DE MELLO FERRAZ Suplente Interno
EDENIZE PONZO PERES Examinador Interno
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Orientador
TÂNIA GUEDES MAGALHÃES Suplente Externo

Resumo: RESUMO
Neste trabalho, investigamos a prática de professores e a escrita dos alunos do Pós Proeja em aulas virtuais, objetivando verificar como ocorre a articulação da leitura e da escrita de textos acadêmicos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como suporte teórico, foram utilizados os conceitos de letramento e letramento acadêmico de Leffa (2001), Rojo (2004), Soares (2004), Street (2010), Fiad (2013), entre outros. Para a obtenção dos dados, foi realizado um estudo de caso em que os instrumentos de coleta dos registros foram: observações e análise de como ocorrem as orientações do professor aos alunos na sala virtual e o tipo de interação envolvida na solicitação de atividades, visando à realização do texto acadêmico. Além das observações com anotações, foram realizadas entrevistas com os alunos e com a equipe multidisciplinar do curso, sujeitos desta pesquisa. Considerando a dificuldade na elaboração do TCC, embora muitos alunos desta pesquisa sejam provenientes de cursos de graduação em que tiveram contato com o gênero acadêmico, seu desempenho na elaboração do TCC ainda é insuficiente. Como conclusão, ficou evidente que a escrita acadêmica constitui um tipo de letramento que deve ser desenvolvido na universidade, visto que, para a maioria dos alunos, esse gênero é novo e ocorre quando eles ingressam na faculdade. Portanto, os professores devem orientar seus alunos, partindo das necessidades básicas no processo de ensino da escrita acadêmica, enfatizando a necessidade de leitura, escrita e reescrita de textos acadêmicos.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Letramento Acadêmico. Trabalho de Conclusão de Curso. Educação a Distância.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910